Qual o melhor horário para dar a vitamina D para o bebê?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Não há evidências suficientes que a vitamina D na forma de suplementos ou de alimentação deva ser tomada de manhã ou à noite. Caso seja a sua forma de obtenção, o horário não importa.

Bebês: ofertar diretamente na boca 2 gotas ao dia (400 UI). Crianças a partir de 1 ano: ofertar diretamente na boca 3 gotas do dia (600 UI) ou 1 gota (200 UI) para cada quilo da criança. Ou utilizar conforme recomendação médica.

“Evidências demonstradas por estudos indicam atualmente que alimentos que contém o aminoácido triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio contribuem para uma boa noite de sono”, reforça Marília. A seguir, a nutricionista listou 10 alimentos que contêm essas substâncias e que podem ajudar os pequenos a dormir melhor.

O melhor horário para tomar vitamina D depende da forma de obtê-la. Se estamos falando em alimentação, você pode consumir alimentos ricos em vitamina D durante todo o dia. Não há evidências de que tomar o suplemento pela manhã ou à noite seja melhor.

Dos primeiros dias de vida até o primeiro ano de idade, os bebês devem receber 400 Unidades Internacionais de vitamina D, conforme orientação das entidades médicas norte-americanas e brasileiras. Isso representa, por exemplo, duas gotas de um conta-gotas, por dia.

A pediatra Louise Cominato, presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), explica que, nas crianças, a principal consequência da deficiência de vitamina D é o raquitismo, uma doença óssea. "É uma alteração osteometabólica, um problema na formação do osso.

O bebê teve uma parada cardíaca, consequência de uma grave deficiência de vitamina D que o fez desenvolver raquitismo. Essa doença deixa os ossos fracos ou deformados e, em alguns casos, afeta o coração e o cérebro.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

As cinco principais e melhores vitaminas para as crianças são a A, as do complexo B, a C, a D e a K. Essas vitaminas e minerais como ferro, selênio e zincosão fundamentais para o organismo da criança, pois ajudam a prevenir doenças e a melhorar a resistência do organismo¹.

Escolha pela vitamina D3 (Colecalciferol), pois esta tem uma absorção melhor que as demais pelo organismo do bebê.

O tradicional leitinho antes de dormir é uma boa pedida – mas sem açúcar ou achocolatado. Além de lembrar aqueles momentos de carinho do aleitamento materno, o leite é rico em triptofano, que induz a produção de melatonina, o hormônio do bem-estar, que auxilia no processo do sono.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Sempre, mais ou menos 30 minutos antes de dormir, inicie a rotina do sono que inclui: tomar banho, escovar os dentes e após, já na cama/berço, ler um livro (calmo e sem grandes mistérios ou aventuras), cantar uma música (evite músicas agitadas), fazer uma massagem, rezar ou apenas agradecer as coisas boas que ...

Já as lipossolúveis como A, D, E e K, que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, devem ser consumidas não no café da manhã (a menos que você ame ovo e manteiga), mas sim no almoço, refeição mais substancial do dia.

Como Tomar
Adultos e crianças acima de 4 anos, consumir 1 gota ao dia. Obs.: Esse produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.

A vitamina D é um exemplo. Muita gente desconhece essa relação da “vitamina do sol” com o sono, mas evidências científicas apontam que o déficit desse nutriente é capaz de alterar a liberação de hormônios como a melatonina, atuante no ciclo sono-vigília.

Uso em lactentes normais e crianças: 5 gotas (400 U.I. de vitamina D3 + 1000 U.I. de vitamina A) por via oral por dia, a partir do 30° dia de vida.