Qual o melhor horário para comer melancia?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A melancia é um alimento que fornece fibras, vitaminas e minerais, e pode ser uma alternativa mais saudável aos lanches noturnos, podendo inclusive contribuir com a redução do peso corporal.

A melancia é uma excelente maneira de se hidratar pela manhã.

Como a melancia afeta o sono
E esse é justamente o maior problema por ela ser consumida durante o período noturno.

A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Melancia e a digestão
O organismo pode ter dificuldades para processar a melancia, o que só piora de acordo com a quantidade que ela foi consumida. Outro fato é que durante a noite, o recomendado é que se espere 2 horas após comer para poder ir dormir.

A melancia tem, sim, um alto índice glicêmico, mas pode ser consumida por diabéticos desde que haja moderação. Uma ou duas fatias por dia, que é a quantidade que as pessoas costumam comer, não devem ser um risco.

Damasco

1. Damasco. O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino.

Aumenta a imunidade: Por ser rica em vitaminas e sais minerais (como ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e magnésio), a melancia previne diversas doenças - desde respiratórias até cardiovasculares e câncer. Assim, reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade.

Como já dissemos, a melancia tem um pouco de vitamina C, o que pode ser útil para o fortalecimento do sistema imune. Além disso, por conter luteína e zeaxantina, a fruta pode favorecer também a saúde da visão.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

Nutricionista alerta que a ingestão de frutas não deve ser feita com o estômago vazio, ao contrário do que dizem. "A fruta gasta mais energia para ser digerida que um sorvete, mesmo tendo valor calórico igual" declara especialista em nutrição Dra. Fernanda Michelazzo.

4 frutas que ajudam na digestão

  • Abacaxi. Descascar essa fruta não é uma tarefa fácil, mas vale a pena em inúmeros aspectos. ...
  • Mamão. ...
  • Ameixa. ...
  • Laranja.

frutas cítricas

O Band Receitas conversou com a nutricionista Thaisa Leal que explicou que, nutricionalmente, as frutas cítricas são as melhores para este momento do dia. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional.