Qual o melhor horário para acordar de manhã?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

6h44min

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos. Quando apertamos o “soneca” e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão na bioquímica cerebral, atrapalhando o momento de despertar.

# 1 – Ricos acorda muito cedo
Geralmente 3 horas antes do horário comum de trabalho. Alguns utilizam essas horas para se exercitar, ou para ler. A intenção era fazer algo para melhorar a mente ou o corpo nesse tempo.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

Porém, levantar cedo traz benefícios positivos para a saúde, incluindo melhor concentração, melhor qualidade do sono, energia duradoura, produtividade e muito mais. Independente quão cedo você busca acordar, você sempre precisar respeitar seu cronotipo para dormir o mínimo exigido pelo seu corpo.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Era um momento vago. No século 17, a noite de sono era mais ou menos assim: Das 21 às 23 horas, as pessoas que tinham condições começavam a recostar-se em colchões forrados com palha ou trapos (os colchões dos ricos poderiam ter enchimento de penas), prontas para dormir por duas horas.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Um estudo recente descobriu que certos genes dão a capacidade de dormir de 5 a 6 horas por noite e continuar saudável. Isso nos lembra de que tão importante quanto as horas de sono corretas é a qualidade do sono.

O registro mais citado é o do americano Randy Gardner, que, para uma experiência para a feira de Ciências de sua escola, ficou 264 horas sem dormir – ou pouco mais de 11 dias, segundo cientistas que o monitoraram durante esse tempo.

A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.

Sono profundo é a fase do sono na qual as ondas cerebrais estão mais lentas, com uma amplitude relativamente alta e uma frequência de 0,5 a 2 Hertz. Para ser caracterizado como sono profundo, essas ondas precisam fazer 6 segundos em uma janela de 30 segundos.