Qual o melhor horário para a última soneca do bebê?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

16h

O melhor horário para os cochilos é até as 16h. Caso o bebê seja recém-nascido, é possível aderir ao método EASY – sigla em inglês para “mamar, atividades, soneca e tempo para a mamãe” – que já explicamos no post sobre rotina do bebê. Assim, até a hora de dormir, a criança vai voltar a ter sono.

Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia. Todo esse tempo de sono pode ser quebrado em períodos de 7 a 8 horas à noite e outras 7 a 9 horas durante o dia. Recém-nascidos dormem muito! Mas não espere que o bebê passe todo esse tempo dormindo ininterruptamente.

Por que dormimos melhor quando chove? Mas se o seu plano é ficar acordado até mais tarde, o ideal é tirar uma soneca de cerca de uma hora e meia. Esta é a duração de um ciclo de sono normal e você experimentará um sono profundo por cerca de uma hora, seguido de um sono leve na última meia hora.

O que faz com que acordemos cansados é interromper o sono no momento profundo. De acordo com o especialista, é preciso que a soneca tenha ou 30 minutos ou de 90 a 120 minutos.

A soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono? Definitivamente a resposta é: ATRAPALHA. Esse é um mito sobre o sono muito comum, mas as crianças que ainda precisam de duas ou mais sonecas por dia, precisam dormir de tarde.

Sono do bebê: Como criar uma rotina

  1. Dia a dia com horários definidos. ...
  2. Desacelerar à noite ajuda o sono do bebê ...
  3. Evitar sonecas fora de hora. ...
  4. Banho e carinho antes do sono do bebê ...
  5. Ter apoio familiar. ...
  6. Evitar ir até o quarto do bebê a toda hora.

Tabela do sono do bebê
a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia. No entanto, é importante destacar que há exceções, pois cada bebê é único. * Inclui cochilos da criança durante o dia.

Deite com ele no chão, num tapetinho, por exemplo, e brinque com as mãozinhas dele, deixe ele brincar com as suas e fale um mantra similar a esse: “Meu bebê dorme, mamãe dorme… shhhhhh”. E repita isso várias vezes enquanto deixa ele brincar com os seus dedos.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

As pessoas costumam sentir sono após o almoço, pois é o período em que o corpo está relaxado e o cérebro está trabalhando com maior lentidão, já que durante a digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, moderando a capacidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos.

Normalmente, aconselho que bebês de 0 a 3 meses que são alimentados por leite materno mamem a cada 2 horas. Essa rotina intensa de mamadas durante o dia garante o aporte calórico de bos horas de sono noturno mesmo no início da vida do bebê, além de estimular uma boa produção.

De 0 a 3 meses
Essas horas de sono normalmente são distribuídas em períodos de 7 a 8 horas a noite e entre 7 e 9 horas durante o dia. É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando. Para organizar essa rotina é indicado que os pais dividam o sono em 4 sonecas durante as 24 horas.

Quem acorda às 5h, tem o melhor horário para descansar às 13h. Já pra quem acorda às 9h, o melhor horário para tirar o cochilo da tarde é às 15h. Ainda no livro, Sarah afirma que os cochilos podem ajudar na criatividade e performance. Por isso, tirar um cochilo é sempre uma boa opção se o seu corpo está precisando.

A soneca ideal em 5 passos:

  1. Tire um cochilo durante a tarde. ...
  2. Encontre um lugar escuro e quieto. ...
  3. Entenda quanto tempo você precisa cochilar - já que seu cérebro passa por vários estágios durante o sono, sonecas de diferentes durações produzem efeitos diferentes. ...
  4. Use o despertador. ...
  5. Beba café antes (opcional).

Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte. Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho.

Entre o 15º e o 18º mês de vida, a criança passa por uma fase muito crítica: a transição de 2 para 1 soneca. Trata-se de um período MUITO desafiador pois, até que o processo se consolide, os pais precisarão saber como conduzir a rotina diurna para que a criança não acumule cansaço.

Tabela de sonecas do bebê
Embora a maioria dos bebês comece a tirar apenas um cochilo por dia entre os 14 e 18 meses de idade, cada criança é diferente.

Se você conseguir dormir pelo menos 7 horas, pode não ser tão ruim. Ainda assim, dormir tarde pode trazer prejuízos à saúde, como comportamentos sedentários, riscos de doenças crônicas, ganho de peso e dificuldade em controlar humor e sentimentos.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Se dormir à tarde faz mal, mas pode ter seus benefícios, existe algum limite para evitar os malefícios? Felizmente, sim! Especialistas recomendam tirar um cochilo de 15 minutos, mas se quiser dormir um pouquinho mais, pode ir até no máximo 2 horas de sono.

O bebê de um mês: os primeiros dias de vida. Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, esse é o momento em que passamos a conhecer o nosso bebê. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase é algo bem complexo e novo.