Qual o melhor herbicida para milho?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

glifosato

O glifosato é o produto mais utilizado no manejo pré-semeadura do milho, lembrando que quando há presença de folhas largas, principalmente resistentes ao glifosato, indica-se a adição do herbicida 2,4-D, respeitando, no mínimo, 5 a 15 dias de antecedência da semeadura do milho.

Principais herbicidas recomendados para a cultura de milho

  • Atrazina. ...
  • Nicosulfuron. ...
  • Mesotrione. ...
  • Tembotrione. ...
  • Glifosato. ...
  • Amônio-glufosinato.

A atrazine é um herbicida altamente seletivo para a cultura do milho, até a dose recomendada. Por isso, a importância da utilização de atrazine na dose máxima recomendada, pois permitirá o controle da buva, reduzindo a infestação no final do cultivo do milho, entressafra e consequentemente, no cultivo da soja no verão.

No Brasil, o azevém (Lolium multiflorum) e a buva (Conyza bonariensis e C. canadensis) são espécies já identificadas como resistentes ao herbicida glyphosate.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Como diluir o Roundup
2- Despeje aproximadamente 10 ml do produto para cada litro de água dentro da bomba pulverizadora, ou seja, se a bomba for de 20 litros, serão despejados 200 ml, se for de 10 litros misture 100 ml.

“Temos dois períodos chave para a aplicação. O primeiro é com o milho no estágio que chamamos de V8 (quando a planta já está com oito folhas desenvolvidas), e o segundo é no pré-pendoamento (neste estágio, o milho já apresenta um grau maior de desenvolvimento)”, ressalta.

verificou-se que a aplicação de picloram + 2,4-D inibiu em 13,6% o acúmulo de matéria seca do milho (P < 0,05), em relação à testemunha (Figura 1 e Tabela 2). Esses resultados evidenciam sensibilidade do milho ao picloram, mesmo sendo esse herbicida seletivo para gramíneas.

O 2,4-D pode ser utilizado em culturas como milho, cana-de-açúcar, trigo, soja (pré-plantio) e pastagens. Em baixas dosagens, ele atua como regulador de crescimento e em altas doses tem efeito herbicida.

Mas é importante se planejar para que não chova na lavoura por um período de 1 a 4 horas após a aplicação de herbicidas Roundup®, dependendo de qual formulação está usando.

A aplicação da mistura formulada atrazine + s-metolachlor em pós-emergência pode causar fitotoxicidade na cultura do milho? Sim. Os sintomas de fitotoxicidade da mistura em plantas de milho manifestam-se pela clorose, necrose nos bordos e diminuição da área foliar.

Conforme Vidal e Merotto (2001), os herbicidas do grupo das triazinas são relativamente persistentes na maioria dos solos (variando de 1 mês a 2 anos) dependendo da formulação, da dose aplicada, bem como das condições edafoclimáticas locais.

plantaginea, o alachlor + atrazine aos 95 DAA ( dias após aplicação) apresentou melhor controle em relação ao atrazine + óleo vegetal principalmente nos horários das 10:00 as 20:00 horas. Para as folhas largas, não houve influência dos horários e todos os tratamentos apresentaram 100% de eficiência.

O milho AG-1051 é um híbrido diferenciado, pois apresenta grande quantidade de massa verde de alta digestibilidade. Além disso, o AG-1051 é líder na produção de milho verde e pamonha. Possui também excelente sistema radicular, que permite grande amplitude de época de plantio.

Dosagem recomendada: 1,2 a 2 L ha-1. Pode ser misturado com: herbicidas sistêmicos (ex: glifosato) e/ou pré-emergentes. Cuidado com problemas de incompatibilidade no tanque (principalmente graminicidas).

O herbicida Off Road, que é um glufosinato-sal de amônio, também é mais uma opção, própria para auxiliar o controle em pós-emergência das plantas daninhas”, explica o especialista.

Roundup Original Mais é a terceira geração desse herbicida. A sua vantagem é ser mais concentrado que os outros produtos e possuir em sua fórmula 480g/L de equivalente ácido. Outra vantagem é que tem sal de di-amônio e uma formulação mais moderna.

Roundup Randap Mais limpa Mata Mato - *1 Lt RENDE 100 LT ÁGUA*

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme. “É muito importante que não chova para ter uma boa penetração do herbicida”, diz Pires.