Qual o melhor gargarejo para as cordas vocais?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.

“Tanto o limão, quanto o vinagre, se usados a longo prazo, destroem a mucosa do caminho percorrido pela voz. Portanto, não devem ser usados. O gargarejo indicado deve ser feito com água morna e uma pitadinha de sal”, explica.

O que é bom para rouquidão

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Em geral, a laringite viral é uma doença autolimitada, com duração menor que três semanas. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados para controlar sintomas e aliviar a dor. Quando a infecção é bacteriana, o tratamento envolve antibióticos.

Para fazer com que a rouquidão desapareça rapidamente você deve:

  1. Ingerir bastante água;
  2. Usar água morna e sal para fazer gargarejos;
  3. Usar sempre um tom de voz moderado;
  4. Consumir alimentos e bebidas em temperaturas amenas;
  5. Descansar a voz.

paracetamol) para aliviar a dor, anti-inflamatórios, antibiótico (indicado na laringite bacteriana), entre outros.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para a garganta devido às propriedades anti-inflamatórias, melhorando a rouquidão.

Tratamento sintomático da afonia, rouquidão, tosses irritativas e afeções laríngeas. EUPHON® Pastilhas (Erisimo Officinalis): Indicado no tratamento sintomático da afonia, rouquidão, tosses irritativas e afeções laríngeas.

hidratação constante; consumo de chás com ingredientes como mel, limão e alho, que ajudam no combate à inflamação; consumo de alimentos macios para evitar agressões à parede interna da garganta; medicamentos com ação anti-inflamatória, analgésica e/ou anti-histamínica (seguir sempre a orientação do médico).

Por mais que alguns alimentos sejam aliados das cordas vocais, existem outros que podem ser prejudiciais. Bebidas com cafeína, como o café e refrigerantes, drinks alcoólicos, fast food e pimenta figuram na lista de contraindicações para quem quer a voz limpinha.

O tratamento dos calos vocais é feito sempre com fonoterapia, que na maioria dos casos resolve o problema. Dependendo da gravidade do caso, é necessário fazer uma cirurgia para retirada dos calos. Em caso de dúvida, consulte um especialista.

Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz.

Como saber se tenho uma inflamação nas cordas vocais? Como mencionado, a manifestação mais aparente é a rouquidão. Mas, além dela, essa inflamação também pode provocar desconforto ao falar, dificuldade em produzir sons e o acúmulo de fluido ou muco.

Chá de limão
O limão é riquíssimo em vitamina C, responsável pelo fortalecimento das defesas naturais do corpo. Por isso, tomar chá de limão é muito indicado para melhorar a dor causada pela faringite. Misturar limão com mel também é uma alternativa interessante.

Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe.

Doenças neurológicas
A disfonia também pode estar relacionada a doenças como Parkinson, Miastenia, Tremor Essencial e Acidente Vascular Cerebral. Isso porque essas patologias podem prejudicar o funcionamento do músculo da laringe, gerando a rouquidão.