Qual o melhor fungicida para mofo branco?

Perguntado por: aevangelista2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os fungicidas fluazinam (fenilpiridilamina) e procimidone (dicarboxamida) são produtos registrados para o controle do mofo branco na soja em campo, e os mais utilizados em lavouras (SUMIDA, 2012). segundo o Sistema Brasileiro de Classificação do Solo (EMBRAPA, 2006).

Para criar a solução caseira, é simples: só despejar vinagre branco não diluído (ou seja, sem água) em um borrifador. Então, aplique na superfície mofada e deixe agir por cerca de uma hora. Então, limpe a área com água e deixe secar. Prontinho!

De acordo com o biólogo, também é possível utilizar a estratégia de misturar água sanitária ou hipoclorito de sódio com água para eliminar a presença do mofo, mas há casos em que vai ser preciso ajuda profissional.

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave. Nesse último caso, o diagnóstico e o tratamento são mais complicados.

Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

O mofo, algumas vezes volta, então é preciso ter paciência. Não há apenas um único fator que possa causar o mofo, pois a combinação de falta de arejamento, umidade e falta de luz solar é o que pode ocasionar o aparecimento desses fungos.

O mofo é uma das formas de fungo. Há muitas outras formas diferentes e elas podem ser encontrados tanto em ambientes fechados e ao ar livre. Estes fungos são reproduzidos e espalhados através de esporos, que estão presentes em todos os ambientes de interiores.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Aumente a circulação de ar em todos os cômodos
Espaços fechados são ótimos para a circulação de vírus e bactérias e para o desenvolvimento dos fungos. Por isso, pela manhã ou no fim do dia, deixe as portas e janelas abertas, criando espaço para a circulação de ar em todos os cômodos.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

O Canesten® Solução Spray é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas. Fácil de usar em casa, a fórmula é suave, e portanto indicada para toda a família.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

Perigo para a saúde humana
Além de causar danos ao local em que está alojado, o mofo também é prejudicial para a saúde. O sistema que mais sofre é o respiratório, isso porque, os esporos do fungo ficam circulando no ar e acabam sendo inalados.

Levítico 14:33-57 NTLH
Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém, o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo na sua casa.

Alguns estudos indicam que essa ordem de insetos deu origem à ordem Phthiraptera, dos piolhos-da-cabeça. São insetos pequenos, menores até mesmo que o tamanho de uma formiga (2 a 12 mm comprimento) e sua coloração é marrom-claro.