Qual o melhor formato de imagem para impressão?

Perguntado por: lsampaio7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

TIFF

Atualmente, o melhor formato de imagem para impressão é o TIFF, utilizado por muitas gráficas para imprimir em alta resolução. O PDF também é uma ótima escolha, pois preserva as informações da imagem e evita erros no processo de impressão.

O RAW é consideravelmente maior que o JPEG (e todos os outros arquivos de imagem). Isso ocorre porque ele contém todas as informações brutas de imagem capturadas pelos sensores da câmera digital, e nada está compactado. Assim como o negativo de uma câmera tradicional, o arquivo RAW armazena todos os detalhes originais.

Em virtude dos processos de compactação distintos, os JPEGs têm menos dados que os PNGs e, portanto, costumam ser menores. Ao contrário dos arquivos JPEG, o formato PNG é compatível com fundos transparentes, tornando-o ideal para design gráfico.

Eles são iguais. JPG e JPEG são a abreviação de Joint Photographic Experts Group, e ambos são tipos de arquivos de imagem rasterizados. O único motivo para o JPG ter três caracteres, e não quatro, é que as primeiras versões do Windows exigiam uma extensão de três letras para os nomes dos arquivos.

tif ou . tiff e suporta fundo transparente. O formato foi criado em 1986 e adquirido pela Adobe. É sem perdas (incluindo a compressão LZW), que é considerado o formato de maior qualidade para o trabalho comercial.

Em impressões, a quantidade recomendada para obter uma boa qualidade de impressão é de no mínimo 200 DPI, enquanto o ideal é a quantidade de 300 DPI.

A qualidade de uma imagem, quando se trata de resolução, pode estar associado sim ao seu tamanho. No entanto, podemos creditar também o quanto a imagem foi bem produzida, levando em conta fatores como iluminação, ângulo e cores.

Abra a aba Papel/Qualidade nas configurações e escolha a opção “Papel fotográfico, Qualidade Melhor”. Finalmente, você vai encontrar, na mesma janela, o item “Imprimir em resolução máxima”. Clique nele, clique “sim” e confirme com “ok”.

300 dpi - Resolução de melhor qualidade para documentos de texto. Imagens ficam com melhor qualidade, porém para material publicitário (folders, cartões, apresentações) uma resolução superior é melhor recomendada. 600 dpi - Alta qualidade de imagem.

DPIs significa dots per inch, ou pontos por polegada, em português. Essa medida nos diz quantos pontos de cor existem em cada polegada de arquivo. Quanto mais pontos de cor uma imagem tiver, maior é a qualidade para impressão. O padrão para materiais impressos comumente utilizado é de 300 DPIs.

RAW é um tipo cru de imagem, ou seja, que não foi tratado nem teve dados reduzidos ao ser gerado por uma câmera digital. O padrão é muito usado para quem quer ter mais controle na edição de uma foto. Arquivos RAW têm extensões como . DNG, .

Os arquivos RAW contêm dados de imagem não compactados e não processados; assim, os fotógrafos capturam praticamente todos os detalhes que aparecem no visor da câmera.

Uma imagem JPEG não tem quase nenhuma diferença perceptível na qualidade, mas isso depende muito do conteúdo e do tipo de arquivo da imagem original. Para isso, o JPEG utiliza a transformação discreta de coseno (Discrete Cosine Transform -DCT).

Além disso, ele é considerado o melhor simplesmente porque o PNG – mais especificamente o PNG-24 – baseia-se na quantidade de cores da imagem e possui suporte de transparência. Sendo assim, o resultado é mais fiel ao arquivo original, inclusive no aspecto cromático.

png usa não implica tanta perda de qualidade – especialmente no caso de arquivos gráficos. Naturalmente, como a compressão não é tão danosa, a imagem final acaba ficando mais pesada do que se ela estivesse em formato . jpg – mas ainda é mais leve do que um .

O JPG é um dos formatos mais leves, porque possibilita compressão dos arquivos. Isso resulta em uma imagem mais leve e com pouca perda de qualidade — contanto que você não olhe muito de perto, claro.