Qual o melhor fertilizante nitrogenado?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

uréia

No Brasil, o adubo nitrogenado mais utilizado é a uréia, devido ao seu custo por unidade de nitrogênio. No entanto, é preciso lembrar que esta é uma das formas mais sujeitas às perdas por volatilização.

O fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil e no mundo é a ureia (IFA, 2013). Esta fonte se destaca devido à sua elevada concentração de nitrogênio (N) que, por outro lado, reduz o custo de transporte além possuir alta solubilidade e facilidade de mistura com outras fontes.

A recuperação do nitrogênio da fonte sulfato de amônio aplicado em cobertura é superior a da uréia para a mesma dose; O parcelamento de sulfato de amônio em cobertura melhora a recuperação do fertilizante na palha e na planta inteira em relação à aplicação apenas em uma época.

A primeira forma indireta de aumentar o teor de nitrogênio inorgânico disponível no solo é através dos inoculantes ou biofertilizantes. Eles são capazes de promover o incremento das populações de bactérias fixadoras de nitrogênio e geralmente são adicionados às sementes das plantas antes da semeadura.

O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango chega a 2,5%, na torta de mamona alcança 5%.

Elas transformam o N2 da atmosfera em nitrogênio reativo, permitindo que ele seja utilizado pelos vegetais. Mas o excesso do elemento provoca, além de danos à própria planta, problemas de contaminação do solo e dos ecossistemas aquáticos e aumenta a emissão de óxido nitroso, o que agrava o efeito estufa.

Os fertilizantes nitrogenados proporcionam benefícios que se estendem à saúde humana através da produção de plantas saudáveis, ricas em proteínas. Lavouras adequadamente adubadas com nitrogênio produzem grãos com maior teor de proteína, essencial para a alimentação humana e animal.

Baseia-se no princípio da descarga elétrica atmosférica que acontece naturalmente. Durante esta descarga, o nitrogênio e o oxigênio atmosféricos são oxidados a altas temperaturas e reagem entre si, formando os óxidos de nitrogênio, que também reagem com a água da atmosfera formando ácidos nítrico e nitroso.

A ureia e outros produtos nitrogenados provêm do gás natural, e o custo do gás brasileiro impossibilita que o produto brasileiro seja competitivo.

Dentre os nitrogenados importados pelo Brasil, a ureia responde por mais 72% do teor de nutriente N, e a Rússia é a segunda principal fornecedora dessa matéria-prima, correspondendo por 17% de toda a ureia importada nos últimos cinco anos (2017-2021).

O que pode ser usado no lugar da ureia quando há limitações? Em cultivos como o arroz irrigado, o nitrogênio via folha consegue tomar o lugar da ureia e potencializar a produtividade desse grão. Nesse caso, o reforço nutricional pode aumentar seu potencial de produção.

A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém também é perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação.

Isso deve ser feito por um profissional.

  1. 4 maneiras de corrigir a falta de nitrogênio no solo. 1 – Adicione resto de grama ou capim. ...
  2. 1 – Adicione resto de grama ou capim. Quando cortar a grama do seu jardim, não jogue fora. ...
  3. 2 – Plante leguminosas. ...
  4. 3 – Faça um composto com café ...
  5. 4 – Esterco animal.

Borra de café (com o filtro de papel)
Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. Além disso, combate fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. Espalhe borra seca por cima da terra.

O Nitrogênio apresenta-se sob várias formas:nitrato(NO3-), nitrito (NO2-), amônia (NH3), íon amônio (NH4+), óxido nitroso (N2O), nitrogênio molecular(N2), nitrogênio orgânico dissolvido (peptídeos, purinas, aminas, aminoácidos, etc.), nitrogênio orgânico particulado (bactérias, fitoplâncton, zooplâncton e detritos), ...

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.

Está presente nos meteoritos, gases de vulcões, minas, no Sol e demais estrelas. Na Terra, pode ser encontrado na atmosfera, na chuva, no solo, no guano e nas proteínas, que constituem os organismos vivos.

A reação do óxido nitroso com o O2 contribui para a destruição da camada de ozônio na estratosfera (camada da atmosfera que filtra os raios ultravioletas prejudiciais à saúde humana) e aumenta o efeito estufa (aquecimento global).

O excesso de fertilizantes nitrogenados pode também aumentar a quantidade dos óxidos nítrico e nitroso na atmosfera. O óxido nítrico pode provocar chuva ácida e o óxido nitroso participa de dois processos muito agressivos ao ambiente.

O nitrogênio é essencial para a vida na Terra, mas em excesso, é um poluente perigoso e está envenenando corpos de água, plantas, animais e humanos, enquanto impulsiona a mudança climática através das emissões do potente gás de efeito estufa, o óxido nitroso.