Qual o melhor feijão para os rins?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins. As verduras e os grãos são importantes como fontes de fibra.

O Page 12 12 | COZIR – COZINHANDO PARA PACIENTES RENAIS feijão também pode ser processado para ter seu teor de potássio reduzido. Basta deixá-lo de molho na água por 12 horas, trocar a mesma, colocar o feijão para cozinhar por 10 minutos e trocar a água novamente. Terminar o cozimento e temperar.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins. As verduras e os grãos são importantes como fontes de fibra.

Em 100 gramas de feijão branco cozido, há 78 mg de oxalato e, no feijão preto, 72 mg do composto.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Em uma dieta para doenças renais, você pode adotar o arroz integral, mas isso só é possível se a porção for controlada e equilibrada com outros alimentos a fim de evitar a ingestão diária elevada de fósforo e potássio.

O arroz parboilizado contém duas vezes mais cálcio e fósforo, três vezes mais potássio e quatro vezes mais magnésio que o branco.

Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

1. Lentilha rosa – possui mais proteína que o feijão e tem um sabor suave, podendo ser usada na forma de salada. Arroz negro – tem 250% mais quantidade de proteína que o arroz branco e 30% mais que o arroz integral; possui grande quantidade de compostos bioativos, que são essenciais para nossa saúde.

Entre todos os tipos de feijão que citamos, o branco sai na frente por ser mais saudável e, ao mesmo tempo, mais leve.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Peixe fresco, mariscos e ostras, bem como atum e salmão enlatados sem sal, também são aceitáveis. Outros tipos de carne que se encaixam em uma dieta baixa em potássio são a carne de porco fresca, bacon de porco sem sal, carne sem sal, cordeiro, vitela, fígado e outras vísceras com baixo teor de sal.

O que não comer quando tiver pedra nos rins
Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce.

O cozimento em água também ajuda a reduzir os antinutrientes
Além de deixar os alimentos de molho, você também pode recorrer ao cozimento em água para remover de vez os antinutrientes.