Qual o melhor exercício para quem tem depressão?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

“Vale qualquer atividade física aeróbica. Pode ser academia, dança, corrida ou outro esporte, desde que seja uma média de 150 minutos semanais, divididos por no mínimo três vezes por semana”, diz Scocca. O médico também ressalta que a atividade física é complementar ao tratamento de um transtornos depressivos.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa.”Quando você anda, pensa.

O esporte e outras atividades físicas são aliados na luta contra a depressão e outros transtornos psicológicos. A prática regular de exercícios, combinada a tratamentos médicos, promove uma melhora no quadro depressivo e proporciona mais qualidade de vida para o paciente.

No tratamento para depressão, os métodos que costumam ser utilizados são: a psicoterapia, que trata das questões emocionais a partir do diálogo entre o profissional e o paciente; e o uso de medicamentos antidepressivos que atuam na regulação dos neurotransmissores, a partir de prescrição médica.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

A teoria da endorfina sugere que a atividade física desencadearia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um estado de euforia natural, por isso, aliviando os sintomas da depressão.

5 exercícios físicos que ajudam a relaxar o corpo e a mente

  1. Atividades aeróbicas. ...
  2. Yoga. ...
  3. Corrida. ...
  4. Tai Chi Chuan. ...
  5. Alongamento.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos.

Como curar da depressão?

  1. Combata a necessidade de se isolar. Sozinho, pode ser difícil manter uma perspectiva saudável sobre a vida e ter o esforço necessário para curar a depressão. ...
  2. Faça coisas que lhe ajudem a se sentir bem. ...
  3. Se movimente. ...
  4. Obtenha sua dose diária de vitamina D. ...
  5. Desafie pensamentos negativos.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

De acordo com a nutricionista, alguns alimentos, quando associados a uma mudança para um estilo de vida mais saudável, podem apresentar efeito benéfico diante da depressão, como a cúrcuma, a beterraba, as frutas vermelhas, o iogurte natural integral, o abacate, a canela, o cacau e o kiwi.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.