Qual o melhor exercício para fortalecer a coluna lombar?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

O agachamento é um dos melhores exercícios para fortalecimento da região lombar, além de trabalhar glúteos, posterior de coxa e equilíbrio corporal.

De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.

Extensão de tronco no solo
Então, a extensão de tronco é pra você! Esse exercício é muito importante pra fortalecer a lombar e aliviar possíveis dores na coluna. Por ser um exercício de alongamento, ajuda a diminuir a tensão muscular, além de colaborar com a sua flexibilidade.

Um trauma ou sobrecarga muito grande sobre a musculatura e/ou as vértebras da coluna podem gerar uma lesão inflamatória. Sendo assim, a dor na lombar se manifestará em decorrência dessa inflamação dos tecidos.

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

5 dicas de prevenção contra dores lombares

  1. 1) Controle seu peso; A grande maioria das pessoas que estão com sobre peso sofrem de lombalgia. ...
  2. 2) Faça exercícios físicos; ...
  3. 3) Não carregue muito peso. ...
  4. 4) Observe sua postura ao sentar. ...
  5. 5) Procure a melhor posição para dormir.

Movimento para alinhar a coluna vertebral
Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Posicione um tubo de PVC (de 1 m x 10 cm) no chão e deite sobre ele, na vertical, com o apoio de toda a coluna e da cabeça. Mantenha as pernas dobradas. Abra os braços em cruz e mantenha cotovelos fixos no chão.

Dependendo do grau de compressão e dos sintomas, o tratamento pode ser clínico com medicamentos e fisioterapia. Além disso, é importante a prevenção, hábitos de vida saudáveis, como alimentação, sono e atividade física tardam o envelhecimento do corpo e, consequentemente, da coluna.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso.

3. Relaxantes musculares. Os relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina (Miosan, Mirtax ou Musculare), podem ser indicados pelo médico, pois agem bloqueando os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco. Lembre-se de escolher o calçado com um sistema de amortecimento adequado para a prática do exercício.

Exercícios de fortalecimento muscular e alongamento podem ser realizados pela maioria dos pacientes que sofrem de dores lombares por causas mecânico-posturais, explica a fisioterapeuta Raquel Casarotto, professora de ergonomia em fisioterapia preventiva da Faculdade de Fisioterapia da USP (Universidade de São Paulo).

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.

Qual é a importância em treinar a lombar? A coluna lombar é uma das principais regiões de sustentação do nosso corpo, logo treinar a lombar, deixando sua musculatura fortalecida é importante para aumentar a capacidade do nosso corpo em realizar outras atividades.