Qual o melhor exercício para dor no calcanhar?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Sentado com o joelho dobrado, segure o calcanhar com uma mão e na outra puxe o “dedão do pé” para cima. Mantenha por 30 segundos. Repita no outro pé. Sentado coloque uma coloque uma toalha abaixo do pé e depois vá puxando a toalha com a ponta dos dedos dos pés.

Pode e deve fazer; porém deve-se evitar atividades de impacto (corrida em esteira, caminhadas longas) e priorizar trabalho de alongamento da panturrilha e fortalecimento.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Bursite do calcanhar
O que fazer: pode ser necessário tomar anti-inflamatórios, usar compressas de gelo, diminuir os treinos, fazer sessões de fisioterapia, alongamentos e exercícios.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

Outro exercício para suas panturrilhas e tornozelos é a elevação do calcanhar em pé, que pode ser feita com uma única perna ou ambas. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Simplesmente fique na ponta dos pés e depois abaixe os calcanhares até o chão. Tente fazer três séries de 10 repetições.

Pressione levemente os dedos contra a sola dos pés, fazendo movimentos que começam na planta e vão até o calcanhar. Pode até fazer uma pressão um pouco maior com o dedão. Massageie também cada um dos dedos dos pés e finalize dobrando os pés para a frente, com dedos voltados para o seu corpo por alguns segundos.

posicione os calcanhares sobre a pélvis e mantenha a base dos pés esticada; incline para trás em um breve ângulo e em paralelo à contração dos músculos do troco; use a curva dos pés para apoiar o corpo; sustente a posição por 30 segundos, com pausas de 1 minuto e com execução em três repetições.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano.

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
...
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:

  1. Gelo. ...
  2. Massagem. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Alongamentos. ...
  6. Splint para dormir. ...
  7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés.

Também se pode usar pomadas como Cataflan, Reumon Gel, Calminex ou Voltaren para massagear a planta do pé diariamente após o banho ou deixar o pé de molho na água fria, por exemplo. Na farmácia de manipulação também é possível encomendar uma pomada anti-inflamatória que possa aquecer ao ser aplicada diariamente.

O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, por ser um procedimento bem estabelecido para avaliar processo inflamatório, a precisão do exame em detectar alterações anatômicas durante a avaliação dos sintomas do paciente, possibilita ao reumatologista o uso do ultrassom como uma extensão do exame ...

Alguns pacientes podem se queixar de dor no calcanhar, que é mais intensa ao levantar. Este quadro costuma estar associado à fascite plantar: uma inflamação na fáscia plantar – tecido responsável por amortecer o impacto dos pés quando eles estão em movimento.

Palmilha de Gel
Ideal para pessoas que desejam aliviar as pressões nos pés, causadas pela sobrecarga na pisada. Além de aliviar dores como: esporão de calcâneo, fascite plantar e tendinite. Atletas, ginastas e esportistas em geral também fazem o uso do gel por ser mais macio que o silicone.

As causas da fascite plantar são diversas, a inflamação ocorre por lesão ou trauma, pelo encurtamento da fáscia, por impacto repetitivo, infecções bacterianas ou pela diminuição da gordura plantar.

A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecidos ao redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Ela pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.

Na fascite plantar há uma alteração degenerativa no músculo que se estende do osso calcâneo aos dedos (fascia plantar), gerando processo inflamatório doloroso. No esporão de calcâneo há um crescimento ósseo (osteofito) próximo da fáscia plantar, motivado pela tração dos músculos flexores do pé.

É necessário acompanhamento especializado com ortopedista para avaliação da sua origem e tratamento específico de maneira a prevenir seu agravamento. A dor no calcanhar é bastante frequente e pode estar associada ou não a presença de um esporão (saliencia óssea) no calcâneo (osso do calcanhar).