Qual o melhor exame para detectar pedra nos rins?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ultrassom das vias urinárias é o exame mais indicado para detectar o início da formação de pedras nos rins. Um exame simples, sem radiação e importante na detecção de doenças e de cálculos renais. O ultrassom de rins e vias urinárias é um exame extremamente importante na avaliação renal.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

O diagnóstico definitivo é feito através de um exame de imagem. O melhor método, quando disponível e não houver contraindicação, é a tomografia computadorizada do abdome, que detecta a maioria dos cálculos. O ultrassom e o raio X do abdome também podem ser úteis.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

A dor pode surgir repentinamente, como citamos acima, na região lombar e abdominal, mas, em alguns casos, os homens podem sentir essa dor irradiar para os testículos e as mulheres, para a vagina.

Os exames de tomografia computadorizada são um método mais confiável para o diagnóstico diferencial de nódulos tireoidianos do que os exames de ultrassonografia, seguidos por biópsia por aspiração com agulha fina.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  1. dor ao urinar;
  2. micção frequente;
  3. febre;
  4. urina amarelada, vermelha ou marrom;
  5. náuseas ou vômitos;
  6. urina com sangue e.
  7. urina com cheiro forte.

DIFERENÇAS ENTRE O CÁLCULO RENAL E A PEDRA NA VESÍCULA
As pedras nos rins se formam no trato urinário e elas bloqueiam o fluxo de urina. Contudo, os cálculos biliares se formam na vesícula biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o trato digestivo.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Portanto, ao perceber alguns dos três sintomas abaixo, é bom não ignorar e procurar um urologista, pois a pedra, além de crises de cólica e vômitos, pode causar dores extremas na região da uretra e sangramentos internos, que podem, em casos extremos evoluir para uma infecção ou um tumor.

Neste exame o médico irá estudar o aspecto dos rins, ureteres e bexiga, sendo frequentemente indicado para avaliação de infecção urinária, cálculos (pedras) renais, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais ("bolhas" de líquido), doença policística renal.

Ou seja, fica claro que o médico especialista pela atuação desta área focada ao tratamento das doenças renais e o trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, chama-se médico nefrologista.

Esse tipo de ultrassonografia permite avaliar a anatomia dos órgãos abdominais, além de identificar a presença de alterações, cistos, nódulos, lesões e tumores nessa região do corpo.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos a urtiga é uma das melhores plantas para cuidar da saúde dos rins. Além de melhorar a função renal, o chá de urtiga ajuda a reduzir a inflamação renal, tem efeito diurético e ajuda a eliminar as substâncias que causam as pedras nos rins.

Suco de limão e vinagre de maçã.
Essa combinação alcalina auxilia na purificação do sangue e na dissolução de pedras nos rins. Além disso, a bebida possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram o funcionamento dos rins e aumentam a produção de urina, limpando as vias urinárias.