Qual o melhor exame para detectar infecção urinária?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto que apenas a urocultura é capaz de identificar o germe que está causando a infecção.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

Quando solicitar? De forma direta: Suspeita clínica de infecção do trato urinário (ITU)*; Imunossuprimidos e pacientes sedados (possuem elevado risco de infecção e frequentemente são assintomáticos ou apresentam sintomas subclínicos);

Cultura de Urina + Antibiograma - R$36,00 - Labi Exames.

O exame de urina, tanto bioquímico quanto morfológico, pode trazer inúmeras informações e uma delas é a presença de infecção urinária. Neste caso, espera-se o achado de leucocitúria com bacteriúria.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

As cistites são muito comuns, principalmente nas mulheres. Seus sintomas começam de repente e são caracterizados por dor ou ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, porém com pouca eliminação de urina, com dor no baixo ventre e às vezes uma presença de sangramento no final da micção.

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

Usar sempre recipiente fornecido pelo laboratório ou adquirido no mercado; Rotular o recipiente com o nome completo; Iniciar a micção, desprezando o 1º jato da urina sem interromper a micção, coletar o jato médio até aproximadamente 2/3 do volume do frasco; Trazer a amostra ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

Não é necessário estar em jejum para realizar o exame. O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis. Por se tratar de um exame que demanda maior prazo de liberação, durante seu procedimento, o médico pode obter o resultado parcial através do contato com o Lustosa para direcionar o tratamento.