Qual o melhor exame para detectar o câncer?

Perguntado por: acampos4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Tipos mais comuns de marcadores tumorais

  • CEA: Marcador para ca de cólon;
  • CA-125: Marcador de tumor de ovário;
  • Alfa-fetoproteína: Tumores de fígado e germinativos;
  • CA 15-3: Tumor de mama;
  • PSA: Tumor de próstata;

Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

A confirmação ou não de um câncer é feita por meio de biópsia, que pode ser realizada no consultório do ginecologista por aspiração da amostra, ou histeroscopia, que é feita com anestesia local. A amostra é analisada em laboratório para verificar se há células cancerosas.

Antígeno Carcinoembrionário (CEA)
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, e os fumantes costumam ter níveis mais altos. Mas, mesmo em tabagistas, valores maiores do que 5,5 ng/ml não são normais. Quanto maior o valor de CEA no momento do diagnóstico significa probabilidade de doença avançada.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.

Seu valor de referência é 3,5 ng/ml em não fumantes e 7 ng/ml em fumantes. Com a linha Finecare CEA Teste Quantitativo, é possível detectar, por imunodetecção por fluorescência em “sanduíche”, quando uma amostra é adicionada ao poço de reação.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

O Pet Scan é um tratamento de radiodiagnóstico de alto custo, podendo chegar a R$ 5 mil. A partir de agora, serão realizados 48 exames gratuitos todos os meses, pagos pela Prefeitura. O encaminhamento é feito pelo próprio Hospital Laureano a partir da necessidade do paciente.