Qual o melhor exame para detectar alergias?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

Os testes de punção consiste na aplicação de gotas com substâncias (alérgenos) na face anterior dos braços. Posteriormente são feitas leves punções para que a substância penetre na pele. A leitura é feita após 20 minutos. O teste pode ser realizado em crianças a partir de 1 ano de idade.

Uma das formas mais comuns de detectar se você tem alergia a algo é através do hemograma completo. Ele pode ser um norte para começar a investigar um quadro de alergia. Por exemplo, é comum que os eosinófilos apareçam aumentados em situações nas quais tenha alguma alergia presente.

Confira quais são os 4 principais exames para identificar alergias e tire suas dúvidas.

  • IgE total. O IgE total é o teste de presença de antígeno no sangue. ...
  • IgE específico. ...
  • Testes de provocação. ...
  • Teste de contato com a pele.

Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

Reações Mediadas por IgE:
São exemplos de manifestações mais comuns: reações cutâneas (dermatite atópica, urticária, angioedema), gastrintestinais (edema e prurido de lábios, língua ou palato, vômitos e diarreia), respiratórias (asma, rinite) e reações sistêmicas (anafilaxia com hipotensão e choque).

IgE total. Esse tipo de exame de sangue mede os níveis de imunoglobulina E (IgE), uma proteína presente no sangue. Se a taxa de IgE estiver acima dos valores estimados, pode significar a presença de alergia.

Na maior parte das vezes, a razão para um aumento nos níveis de IgE é algum tipo de reação alérgica. Porém, essa elevação pode ter relação com doenças parasitárias, doenças inflamatórias e doenças respiratórias. A melhor orientação é sempre buscar auxílio médico para realizar o exame em caso de necessidade.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei estabelecendo a cobertura, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, do teste de provocação oral, ou outro teste considerado “padrão ouro de referência”, para o diagnóstico de alergias alimentares.

Basicamente, qualquer substância pode causar uma reação alérgica, mas a condição costuma ser dividida em cinco tipos de alergias mais comuns: alergia alimentar, alergia respiratória, alergia medicamentosa, alergia cutânea e alergia a picada de insetos.

Tipos de alergia: saiba como identificar e tratar seus sintomas

  1. Alergias respiratórias. As alergias que afetam as vias aéreas são as mais comuns entre a população, principalmente nas crianças e adolescentes. ...
  2. Alergias de pele. ...
  3. Alergias oculares. ...
  4. Alergias alimentares. ...
  5. Alergias a medicamentos.

A primeira reação alérgica sempre é uma surpresa para os pais. Mas sempre quando esses sintomas de pele estiverem associados ao comprometimento de outros sistemas do organismo, como dificuldade de respirar, desmaio, tontura, palidez, vômitos ou diarreia os pais devem ficar atentos!

As células respondem às reações que geram estresse ao nosso corpo e a pele é o órgão mais afetado. Dessa forma, é possível observar manifestações como coceira, vermelhidão, urticárias e, até mesmo, em casos extremos, falta de ar e insônia.

Durante a primeira consulta com o alergologista, o especialista analisará as queixas do paciente, avaliando os sintomas e o histórico familiar e clínico.

A Imunoglobulina E – IgE Total é um teste pedido pelos médicos para contribuir com a identificação de alergias. Feito através da coleta de sangue do paciente, o exame mede a quantidade do IgE, um anticorpo, no organismo humano. A imunoglobulina E é produzida no sistema imunológico.

Outros sinais de que você deve ir à consulta com o alergologista são: apresentar sintomas frequentes de alergia, perceber que medicamentos como descongestionantes e anti-histamínicos já não fazem mais efeito, perceber sinais de asma e identificar que certos alimentos lhe fazem mal.

Levar pedido médico e estar atento às orientações de preparo do laboratório. PREPARO: Jejum de 4 horas. Este exame não necessita de preparo.

IGE - IMUNOGLOBULINA E - IGE. Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco.

De modo geral, valores séricos de IgE total acima de 10.000 UI/ml são bastante incomuns, mesmo em pacientes atópicos. Em nosso estudo, dos três pacientes com nível de IgE total superior a 10.000 UI/ml, dois apresentaram quadro clínico de doenças alérgicas.