Qual o melhor Diane 35 ou Yasmin?

Perguntado por: nmonteiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Já o Yaz, apesar de conter a mesma dose de progestógeno que o Yasmin, possui menos estrógeno. O Diane 35 e o Selene são fabricados com os dois hormônios sintéticos, mas em baixa dose — as substâncias são as mais indicadas para o tratamento de acne.

O produto Diclin® da Merck é um produto similar ao Diane 35®, que contém a combinação de acetato de ciproterona e etinilestradiol como ingredientes farmacêuticos ativos.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona.

Quem tem mais riscos de desenvolver trombose pode optar pelos métodos hormonais sem estrogênio, como DIU Mirena, injeção anticoncepcional trimestral (Depo Provera ou Contracep) ou o Implanon (dispositivo aplicado na pele). O DIU de cobre também é seguro neste caso, pois não possui hormônios.

No tratamento de mulheres com síndrome de ovários policísticos (SOP), Diane® 35 alivia os sinais de androgenização, leva à normalização dos parâmetros endócrinos, à redução da formação de cistos e do volume ovariano e auxilia na regularização da menstruação.

Diane 35 é indicado para o tratamento de mulheres em idade reprodutiva que possuem problemas relacionados aos hormônios andrógenos, como acne pronunciada, casos leves de excesso de pelos e Síndrome de Ovários Policísticos (SOP).

No tratamento de mulheres com síndrome de ovários policísticos (SOP), Diane® 35 alivia os sinais de androgenização, leva à normalização dos parâmetros endócrinos, à redução da formação de cistos e do volume ovariano e auxilia na regularização da menstruação.

A decisão foi tomada dias após a ANSM ter confirmado que o uso do medicamento, utilizado para combater a acne e também como anticoncepcional, está diretamente associado a quatro mortes por trombose ocorridas nos últimos 27 anos na França.

Estudos de longa duração sugerem que pode existir uma ligação entre o uso de pílula e um risco aumentado de coágulos arteriais e venosos. É por isso que, apesar de no Brasil, a gente não precisar de receita para comprar a pílula, é importante ter a indicação e o acompanhamento de um ginecologista.

Para uma minoria de pessoas, anticoncepcionais hormonais podem causar um aumento de peso. Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Anticoncepcionais Hormonais
Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%; SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%; Implante hormonal – índice de falha 0,1%;

Mas, para se ter uma ideia da variedade de hormônios e composições encontrados nos anticoncepcionais, Elani e Yasmin têm drospirenona e etinilestradiol (o progestogênico e o estrogênico, respectivamente). Já o Yaz, apesar de conter a mesma dose de progestógeno que o Yasmin, possui menos estrógeno.

O implante anticoncepcional é atualmente o método contraceptivo com a maior taxa de eficácia, com cerca de 99,95% de sucesso. Esta forma de contracepção hormonal se baseia na implantação subcutânea de um fino bastão de plástico com etonogestrel, uma forma sintética de progesterona, em seu interior.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Não é de surpreender que existe uma corrente de mulheres dispostas a evitar a pílula. “São mulheres que querem levar um estilo de vida mais saudável”, afirma a ginecologista Vanessa Franco.
...

  1. DIU. ...
  2. SIU, o DIU hormonal. ...
  3. Implante subcutâneo ou subdérmico. ...
  4. Diafragma. ...
  5. Camisinha (a boa e velha!)

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Os anticoncepcionais que mais elevam o risco de trombose são os que unem derivados do estrogênio (etinilestradiol ou estradiol) a outro hormônio, chamados de contraceptivos hormonais combinados. Portanto, principalmente aquelas mulheres que apresentam fatores de risco, devem evitar marcas com essa combinação.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.