Qual o melhor dia para pescar no mar?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A lua cheia é para os praticantes de pesca esportiva em água salgada a melhor lua para a pesca no mar. Essa fase oferece grande luminosidade aos pescadores que podem se organizar de maneira mais assertiva e ir em busca dos peixes.

Mais uma das melhores iscas para peixes de água salgada, a sardinha é encontrada em qualquer peixaria, por isso, se você não tem muito tempo para preparar a isca, a sardinha é ideal. Além de ser de fácil manuseio, a sardinha pode ser iscada de diversas formas.

As iscas são um dos equipamentos mais importantes para atrair o peixe, mas o funcionamento delas vai depender muito do comportamento de cada espécie. Em dias mais quentes, por exemplo, grande parte das espécies costuma ficar mais próxima a superfície, portanto iscas como o popper podem se mostrar mais eficientes.

Neste horário os peixes costumam sair para se alimentar e já se movimentam mais, por isso é um bom horário para garantir boas fisgadas: tucunarés, bagres e pacus são espécies bem ativas neste horário. Já a pescaria noturna deve considerar também a fase da lua, pois isso interfere no comportamento do peixe.

Quando falamos sobre o melhor horário para pescaria, a parte da manhã será a mais indicada e produtiva, pois é quando há maior movimentação das marés e maior movimentação dos peixes, consequentemente. Há pescadores que afirmam que os peixes são mais ativos uma hora antes e uma hora depois do sol nascer.

A maré alta é um bom momento para praticar pesca de praia. Alguns pescadores consideram este um dos momentos mais favoráveis para a pesca no mar.

De um modo geral, o ideal para a pesca é que não haja vento ou que a intensidade seja bem mínima, como grau 1, 2 e 3 na escala de Beaufort. Mas é possível pescar com ventos de até 20 a 29 km/h, que é equivalente a vento moderado de grau 4.

Durante o dia, costuma nadar no fundo do mar. Ao entardecer, eles se aproximam das praias e costas pela superfície, sendo esse o melhor momento para a sua pescaria.

Indicada para pescar: pacu, piau, piapara, piraputanga, piracanjuba, piavuçu e outros. Dica: utilize 2 grãos do milho verde para preencher e encobrir todo o anzol, tornando a isca maior e mais atraente para o peixe.

MINHOCA DE PRAIA
É uma das iscas mais adoradas pelos pescadores, pois além de dar excelentes resultados é super fácil de iscar e rende muito, podendo utilizar a mesma isca mais de uma vez.

A superstição mais popular entre os pescadores no mundo inteiro é a proibição da fruta dentro de qualquer embarcação. Levar uma banana a bordo é sinal de má sorte para pescadores e marinheiros, e a crença não poderia ser mais séria.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.

Dispositivos básicos de sonar de pesca localizam e marcam a profundidade dos peixes sob um barco, mas dispositivos modernos também podem ajudar a entender como a profundidade da água, contornos, estrutura e temperatura da água afetam os hábitos e padrões dos peixes.

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

A lua cheia emite uma grande quantidade de luz sobre a Terra e é considerada a melhor lua para pescar, já que atrai os peixes para a superfície. Neste período, eles ficam mais ativos e costumam caçar mais, portanto a captura fica mais fácil: com os acessórios corretos, você pode fisgar grandes exemplares.

Os pescadores saem para a pesca de madrugada para aproveitar o impulso das brisas marítimas e retornam no final da tarde, aproveitando os ventos da brisa terrestre. Durante o dia, a terra recebe calor do sol e se aquece mais rápido, ficando a temperatura da terra alguns graus mais alta que a do mar.