Qual o melhor dia para fazer exame de hormônio?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

Após o início da menstruação (mais precisamente entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual), são solicitados exames dos hormônios FSH, LH e estradiol, que revelam a presença de possíveis alterações na produção desses hormônios, assim como a reserva ovariana da paciente.

Em geral, considerando o primeiro dia do ciclo menstrual como sendo o primeiro dia da menstruação, recomenda-se que o exame FSH seja dosado no sangue entre o 3º e 5º dia do ciclo.

Os hormônios FSH, LH e estradiol são solicitados entre o segundo e quinto dia da menstruação e mostram de maneira indireta se há algum distúrbio na produção desses hormônios, bem como revela a reserva ovariana da mulher.

As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual.

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Período para coleta: Deve ser medido do segundo ao quinto dia do ciclo menstrual.

- Para mulher (informar uso de anticoncepcional). - Informar dia e hora da ultima medicação. Jejum: desejável de 8 horas. Orientações para o cliente: é importante que a coleta seja feita até duas horas após o horário que você costuma acordar.

O exame é feito por meio de coleta simples de sangue, cerca de 7 dias após a ovulação, período em que os níveis de progesterona estão mais elevados.

Geralmente, o exame de estradiol é realizado preferencialmente até o quinto dia do ciclo menstrual. Converse com seu médico ou médica o melhor momento para marcar o teste.

Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.

A privação do sono e o exercício físico realizado à noite podem postergar a elevação do hormônio. Já o jejum prolongado reduz a secreção e o pico noturno de TSH1. Contudo, várias situações fisiológicas e patológicas podem alterar tanto os níveis de secreção basal quanto o controle da hipófise pela tiroide.

Para a realização do exame TSH, é indicado que o paciente esteja em jejum de, no mínimo, quatro horas.

Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual.

No entanto, condições médicas, como doenças, o estilo de vida e medicamentos podem aumentar as chances de um desequilíbrio hormonal. As principais doenças que podem causar esse desequilíbrio são: Hipoglicemia (descontrole na produção de insulina); Diabetes tipo 1 e 2.

Procedimentos simples, como exames de sangue, podem detectar uma série de alterações hormonais. A dosagem de hormônios da glândula tireoide (T3 e T4) pode diagnosticar casos de hipertireoidismo e hipotireodismo.