Qual o melhor defensivo agrícola?

Perguntado por: amota . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O glifosato é o defensivo agrícola mais vendido no mundo, sem exceção no Brasil. É utilizado principalmente nas culturas agrícolas, soja, milho, trigo, algodão e café.

Acefato

Acefato. O acefato é um inseticida considerado “coringa” pelos agrônomos, pois é capaz de eliminar diversas espécies de pragas, além de melhorar a eficiência de outros agrotóxicos.

Também conhecidos como pesticidas e defensivos, eles são divididos em três categorias, cada um com seu alvo em específico: Herbicida: age contra ervas daninhas; Fungicida: contra fungos que causam doenças; Inseticida: contra insetos.

Com isso, uma nova molécula chama a atenção do mercado como alternativa ao herbicida mais usado no mundo, destaca o portal especializado AgroPages. Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década. Em relação a mortes, Aldicarbe, paraquate, glifosato, Diurom e Carbofurano são os mais encontrados.

Usando o faturamento de 2021, um cálculo simples da participação no mercado global da indústria e sementes em 2021 mostra a Bayer em primeiro lugar, a Corteva Agriscience em segundo lugar e a Syngenta em terceiro lugar.

Estes agrotóxicos respondem por cerca de 70% do total utilizado no Brasil: glifosato; 2,4-D; mancozebe; acefato; óleo mineral; atrazina; óleo vegetal; paraquate (dicloreto); imidacloprido; e oxicloreto de cobre.

Roundup Ultra® e Roundup Transorb®, aplicados na dose recomendada, conseguem penetrar nas plantas daninhas e causar sua morte de forma muito mais eficiente do que as outras formulações de glifosato.

O herbicida Off Road, que é um glufosinato-sal de amônio, também é mais uma opção, própria para auxiliar o controle em pós-emergência das plantas daninhas”, explica o especialista.

Calipen SC

Calipen SC: herbicida para folhas largas e estreitas na cana.

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fun- gicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

A reclassificação toxicológica dos agrotóxicos feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2019 não reconhece o glifosato como herbicida com alto potencial de causar câncer em humanos.

O Forth mata mato é um poderoso herbicida à base de glifosato indicado para quem precisa combater problemas com ervas daninhas. A aplicação pode ser feita em mini hortas e pomares, além de todo tipo de jardim.

glifosato

Herbicida mais utilizado no mundo atualmente, o glifosato foi descoberto pela Monsanto em 1970. O defensivo é usado para eliminação de ervas daninhas na agricultura, agindo através do bloqueio de uma enzima que faz parte da síntese de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das plantas.