Qual o melhor creme para clarear cicatriz?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos
  • Abelha Rainha.
  • Akmos.
  • Amaozon.
  • AURA R.
  • Bangni.
  • Bepantriz.
  • Bioaqua.
  • Buffalo Wax.

Para procederes à esfoliação deves humedecer um bocado de bicarbonato de sódio em água e aplicar na pele com uma massagem suave. Deves deixar repousar por dez minutos e, de seguida, enxaguar com água fria. Este procedimento deve ser realizado duas vezes por semana.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Modo de usar:
Aplicar somente à noite pequena uma quantidade em movimento circular e suave até completa absorção na pele.

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

Aposte em ativos clareadores para reduzir manchas na pele
Já o ácido kójico é uma boa opção para manchas de acne e melasma. O ácido tranexâmico também é eficaz no clareamento de manchas, e o ácido glicólico promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada.

Pomadas: o uso de algumas pomadas ajuda a diminuir e clarear os queloides. Injeções de corticoides: são aplicadas no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que ela fique mais plana. Laser: esse tipo de tratamento possui eficácia no clareamento e diminuição do queloide.

É possível eliminar cicatrizes no geral? Sim. Atualmente já existem diversos tipos de tratamentos estéticos voltados para essa finalidade, além de medicamentos tópicos. Os procedimentos, no entanto, possuem resultados geralmente mais efetivos.

Em alguns casos, as cicatrizes pós-cirúrgicas podem ficar com textura e coloração diferentes da pele normal. É possível tratar e minimizar essas alterações com cremes adequados, filtros solares, clareadores, laser e peeling.

É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Vários produtos já foram desenvolvidos: cremes e pomadas como Cicatricure, Contractubex, gel a base de silicone ou fitas adesivas contendo silicone, que devem ser aplicadas diariamente, iniciando 15 dias após a cirurgia, usados nos primeiros 3-4 meses.

Para cicatriz com hiperpigmentação tambem é possível melhorar com Luz Intensa Pulsada (LIP) e clareadores tópicos em domicílio. A LIP ajuda a pele a absorver o excesso de melanina, deixando a cicatriz e as bordas mais claras, quando escurecidas.

Após o primeiro ano, a cicatriz tende a tornar-se cada vez mais clara e menos espessa, atingindo assim o seu aspecto definitivo. Por esse motivo, a avaliação final de uma cicatriz deverá ser realizada somente após esse período de um ano.

O óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), consagrado por seu potencial calmante, analgésico e sedativo, é igualmente útil no processo de cicatrização, atenuando manchas e cicatrizes (BAUDOUX, 2018; JOHNSON, 2015).

Graças a estudos focados em outras propriedades, é possível dizer que o óleo de rosa mosqueta clareia a pele graças a suas propriedades redutoras de melanina. Como já se sabe, o óleo de rosa mosqueta é rico em muitas vitaminas, sendo as principais a vitamina A e C, ambas fundamentais para a saúde da pele.

Óleo de melaleuca - é antisséptico, antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório e germicida, ideal para desinfectar feridas; Óleo de copaíba - ajuda na cicatrização da pele; Ácido oléico - substância hidratante; Ácido linoleico - fortalece a barreira natural da pele.