Qual o melhor corticoide para Artrite reumatoide?

Perguntado por: omendes4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Como conclusão, os autores destacam que a manutenção de prednisona 5 mg/dia durante 24 semanas após controle inicial da doença se associou a melhor controle da AR, com eventos adversos relativamente infrequentes, quando comparados com a estratégia de desmame.

O tratamento precoce e intensivo com metotrexato e prednisona pode aliviar a fadiga em pessoas com artrite reumatoide, de acordo com um novo estudo da Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR, na sigla em inglês).

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

Terapia de calor ou gelo
O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular. Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações. Você também pode aquecer e congelar alternadamente.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

Metotrexato (MTX) está recomendado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, como primeira escolha em monoterapia, na primeira etapa de tratamento, podendo ser associado com outros medicamentos da primeira etapa ou das etapas progressivas.

São atividades como natação, andar de bicicleta e caminhadas. Alongamentos: são exercícios mais leves, mas que se praticados sempre, serão capazes de promover a melhora da qualidade muscular, além de reduzir as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia e podem ser feitos em casa.

Ainda não há cura para a artrite reumatoide, mas existem diversos tratamentos capazes de aliviar as crises e dores. Alimentação e artrite Como já falamos, a alimentação é um fator primordial para aliviar as dores.

O uso de 1-4 mg de prednisona por dia, durante 24 semanas, em pacientes com AR, reduz o risco de perda de adesão ao tratamento por falta de eficácia em 31% (NNT: 3)124(A).

Crônica e progressiva, a doença se caracteriza pelo surgimento de cicatrizes no tecido dos pulmões, fazendo com que se tornem mais rígidos, o que dificulta a respiração e provoca sintomas como falta de ar e tosse seca. Nos casos mais graves pode ser necessário passar por um transplante de pulmão.

A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.

Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

Corticosteroides inalados e aqueles aplicados diretamente sobre a pele provocam muito menos efeitos colaterais do que os corticosteroides administrados por via oral, intravenosa ou por injeção.

Gengibre. Com atuação direta no inchaço e na dor, o gengibre pode ser um forte aliado para quem sofre com dores nas articulações por consequência da artrite reumatoide.

Suplementação de vitamina D pode auxiliar na prevenção artrite reumatoide.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Corticosteroides são medicamentos anti-inflamatórios potentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo.

Artrite reumatoide - Dor - é intensa nas articulações e pode piorar e regredir. Pode até desaparecer conforme o tratamento é feito. Distúrbios do sono e fadiga - são comuns e podem afetar a qualidade de vida. Depressão e ansiedade - podem ser desencadeadas pela dor intensa e a limitação nos movimentos.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.