Qual o melhor conceito de filosofia?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

Quais os 3 conceitos de filosofia? A filosofia pode ser dividida em vários ramos, ou áreas de conhecimento, são elas: Metafísica. Lógica. Ética.

O que é conhecimento filosófico? O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Segundo Keil (1989) os conceitos podem ser classificados em três tipos: naturais, nominais e artefatos.

Os conceitos devem ser colocados de modo coerente, ou seja, remetendo-se a problemas, pois estes são o sentido da invenção conceitual; assim, deve-se criar conceitos para solucionar problemas que se considera mal vistos ou mal colocados pela filosofia.

1. Formar, desenvolver conceito acerca de. 2. Julgar, avaliar.

Reflexão crítica: a filosofia promove o pensamento crítico, que é essencial para o desenvolvimento humano e para o progresso da sociedade. Através da reflexão filosófica, é possível questionar e avaliar de forma rigorosa e imparcial as ideias e os valores que orientam a nossa vida.

Compreender-Refletir o Mundo
Para ela, não há campo da humanidade que não possa passar por seu crivo crítico. Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Resposta. a base da filosofia é a lógica, razão.

Ela promove a atenção sobre tudo que é essencial e que passa despercebido: as relações, o diálogo, o questionamento sobre o cotidiano, o belo, bom e justo, o pensamento, as virtudes éticas, por exemplo, e o compromisso indispensável com a busca do conhecimento, que fundamenta os saberes e jamais fica nas opiniões, na ...

As aprendizagens dessa área do conhecimento visam o desenvolvimento das competências de identificação, análise, comparação e interpretação de ideias, pensamentos, fenômenos e processos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos e culturais.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características. A análise filosófica deve ser, antes de mais nada, rigorosa.