Qual o melhor comprimido para tricomoníase?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Na maioria dos casos, a recomendação é tomar uma dose única de 2 g para adultos e 30 mg/kg em crianças. Quando surge a tricomoníase, a indicação é uma dose única de dois comprimidos de 1.000 mg e a mesma dose é recomendada para o cônjuge.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Sempre que os fatores de risco para este tipo de infeção sejam mantidos existe o risco de reinfeção, devido ao não tratamento do parceiro sexual ou pelo contato com um novo companheiro sexual, e que se pode complicar por infeções recorrentes (tricomoníase recorrente ou crónica).

O tratamento da tricomoníase é feito com remédios antibióticos indicados pelo médico ginecologista ou urologista. Essa medicação elimina o parasita causador da doença. O tratamento leva cerca de uma semana e é aconselhável evitar o uso de bebidas alcoólicas nesse período.

As mulheres podem ter uma secreção amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe, apresentando irritação e assadura da área genital. Os homens não costumam ter sintomas, mas alguns têm uma secreção espumosa do pênis e leve dor ou desconforto durante a micção.

Corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe. Às vezes ocorre prurido, sangramento após relação sexual, dor durante relação sexual e dor ao urinar.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

Medicamento para corrimento esverdeado
Para atacar a bactéria causadora dessa infecção sexualmente transmissível – a Neisseria gonorrhoeae -, o médico pode prescrever os seguintes antibióticos: Ciprofloxacina 500 mg: dose única de uso oral; Ceftriaxona 1g: dose única de aplicação intramuscular.

Em mulheres em geral, a tricomoníase:
Causa irritação na área genital que pode facilitar a entrada de outras ISTs no corpo ou a transmissão para outras pessoas. Pode facilitar a infecção pelo vírus HIV, que causa a AIDS.

Resultados de Eficácia
Os pacientes portadores de amebíase hepática responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias. Pacientes com Trichomoníase urogenital, após tratamento com dose única de Secnidazol, erradicaram-na. Di Prisco et al.

Para que serve o secnidazol? A ginecologia utiliza esse remédio no tratamento da tricomoníase, causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. A doença, marcada por um corrimento de odor desagradável, pode ser confundida com a candidíase, que é resolvida com outra medicação.

Secnidazol deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Dose única de 2 comprimidos de 1000mg (2000mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. 2 comprimidos de 1000mg (2000mg), em dose única.

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  1. Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeado;
  2. Coceira;
  3. Odor forte e desagradável;
  4. Irritação vulvar;
  5. Dor;
  6. Dificuldade de urinar.

O tratamento não é complicado, uma vez que é feito por meio de medicamentos antibióticos e, no caso das mulheres, aplicação de cremes vaginais que vão ajudar a controlar e combater a infecção. É necessário fazer o tratamento dos parceiros sexuais do paciente diagnosticado com tricomoníase.