Qual o melhor combustível do mundo?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Essa escala varia conforme a composição química das ligações entre os hidrocarbonetos que compõem a gasolina. O componente considerado melhor é o isoctano (2,2,4-trimetilpentano) com valor de 100 de octanagem ou 100 octanas.

Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.

Máxima performance do motor
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.

O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente.

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.

Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.

De maneira geral, o etanol é mais vantajoso quando o preço dele estivar equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina. Por exemplo: se, na hora de abastecer você tiver gasolina a R$5,54 o litro e o álcool a R$3,85, a conta a ser feita é dividir o preço do álcool pelo da gasolina (3,85/5,54).

Já as gasolinas ditas “especiais”, isto é, premium e podium (gasolina avançada da Petrobras), são indicadas para motores esportivos de alta potência, uma vez que possuem elevado grau de octanagem e, por isso, têm melhor desempenho.

Ela possui preço um pouco mais elevado que a comum, mas traz aditivos para evitar o acúmulo de resíduos no sistema de alimentação.

A gasolina é amplamente utilizada em veículos leves, como carros de passeio, motocicletas e utilitários esportivos. Nos postos de abastecimento, é o combustível mais vendido.

A Octapro iguala a octanagem da Petrobras Podium e portanto passa a dividir o título de gasolina com maior poder anti-detonante disponível no país, ambas com 96 octanas segundo o método IAD (índice anti-detonante).

Alta estabilidade
Ao ser armazenada, a gasolina Petrobras Podium tem menor degradação tanto no tanque quanto no reservatório de partida a frio presente em alguns carros flex. A alta tecnologia da sua formulação garante uma estabilidade mais alta, protegendo o motor caso o combustível fique parado por um longo período.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

Benefícios dos carros a gasolina
Os carros a gasolina apresentam melhor potência e rendimento no abastecimento, mas o combustível é mais caro.

Por exemplo, o etanol adulterado forma com o tempo uma espécie de borra que pode causar danos a sistemas, como: injeção eletrônica, boias, bomba, filtro de combustível, entre outros. A gasolina adulterada também pode ser muito prejudicial ao motor, até de forma mais acentuada.

Desempenho do motor
Por possuir maior octanagem, o álcool se torna mais resistente à detonação. A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina.

A gasolina premium tem a maior octanagem do mercado, o que produz a queima mais eficiente do combustível e prolonga a vida útil de alguns componentes do motor.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.