Qual o melhor colírio para pressão ocular?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os betabloqueadores costumam ser a primeira escolha dos oftalmologistas, devido à sua eficiência e rapidez no controle da pressão intraocular.

Peixes, como salmão, atum, sardinha e halibute contêm altos níveis de ácidos gordos ómega-3, e as investigações sugerem que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver, mais tarde na vida, doenças oculares. Além disso, a ingestão de mais ómega-3 diminui a pressão ocular relacionada ao glaucoma.

Em geral, é feito com o uso de colírios que têm como objetivo controlar a pressão dentro do olho. Em alguns casos, porém, é necessária a intervenção cirúrgica, por vezes via laser.

A pressão alta nos olhos ocorre devido a uma produção exagerada do humor aquoso ou por uma dificuldade de drenagem desse líquido, que é produzido pelos olhos e que acaba se acumulando dentro dos olhos, exercendo pressão sobre o globo ocular.

Maleato de Timolol Colírio 0,5% Genérico EMS é utilizado para reduzir o aumento da pressão ocular. Seu uso é indicado para tratamento de glaucoma e hipertensão ocular. Sua ação inicia-se em cerca de 20 minutos após aplicação.

O glaucoma é uma doença do nervo óptico do olho, que tem como principal fator de risco a pressão de dentro do olho elevada, que acaba danificando o nervo óptico. Já a hipertensão arterial ocorre dentro dos vasos sanguíneos.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão.
...
Exemplos de frutas amarelas ou verdes:

  • Laranjas;
  • Limões;
  • Maçã;
  • Tangerina;
  • Abacate;

Suco de cenoura

Suco de cenoura é uma ótima opção para a visão
Um suco para a visão e saboroso é feito com cenoura. Ou seja, esse alimento apresenta propriedades benéficas para a visão e para todo o organismo. Por exemplo, betacaroteno que é o muito importante para a melhora da capacidade visual.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

Instilar uma gota de maleato de timolol no(s) olho (s) afetado(s), duas vezes por dia. A avaliação da resposta ao maleato de timolol, através da determinação da pressão intra-ocular, deverá ser feita após 4 semanas de tratamento, aproximadamente.

Além disso, os seguintes efeitos adversos podem ocorrer: zumbido, dor de cabeça, cansaço, tontura, depressão, insônia, pesadelos, perda da memória, formigamento, náusea, diarreia, distúrbios estomacais, ressecamento da boca, dor torácica, desmaio, palpitações, batimento cardíaco irregular, redução da frequência ...

A dose usual inicial é de uma gota de maleato de timolol 0,5% solução oftálmica no(s) olho(s) afetado(s) pela manhã e à noite. Para alguns pacientes, se a pressão ocular for mantida em níveis satisfatórios, seu médico poderá prescrever maleato de timolol 0,5% solução oftálmica para ser utilizado uma vez por dia.

4- Glaucoma
Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

Um dos principais sinais do glaucoma é a perda da visão periférica. Esta perda pode começar de forma sutil e até mesmo imperceptível, só em casos quando a perda é moderada ou severa que o paciente consegue notar no início.

O exame de Gonioscopia serve para classificar o tipo do Glaucoma, verificando o ângulo da câmera, no encontro da íris e córnea. Dois colírios são pingados nos olhos do paciente, que ficará com a visão embaçada, devendo olhar dentro de uma lente em forma de cone.

Substâncias encontradas no cháverde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.

Pacientes de glaucoma podem usar lentes.