Qual o melhor colchão para quem tem dor na coluna?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ortopédico. O colchão ortopédico é a primeira pedida quando citamos dores na coluna.

Tanto o colchão de mola como o de espuma possuem modelos capazes de atender as necessidades de quem sofre com hérnia de disco, proporcionando noites de sono mais tranquilas e preservando a estrutura vertebral durante o repouso noturno.

Os colchões de molas são conhecidos por proporcionar mais conforto, sustentação, resistência e durabilidade, sendo que um colchão somente de espuma tende a depreciar mais rapidamente.

O colchão deve ser confortável, não pode ser nem mole nem duro demais, deixar a coluna alinhada e os músculos relaxados. Quando o colchão é muito mole, pode entortar a coluna e causar dores nas costas. Já o colchão duro demais pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, quadris e juntas.

Indicamos o uso de colchão de espuma:
D33 para adolescentes e adultos até 80kg. Conforto Firme com Maciez. D45 para casais, adultos e adolescentes até 130 kg. Conforto Extra Firme com Toque de Maciez.

O colchão Ortobom Ortopédico Premium também faz parte da nossa lista de melhores colchões de 2023. Como o próprio nome sugere, o colchão é ortopédico, portanto, se trata de um colchão onde a espuma cede com a pressão do corpo, mas apenas o suficiente para deixar a coluna reta, ou seja, sem afundar demais.

- O colchão de espuma é mais firme que o de mola, que é considerado mais confortável, ao responder melhor aos movimentos e às pressões que o corpo faz durante a noite. - Pessoas com problemas de postura ou dores nas costas vão ter mais benefícios com o modelo de espuma, pois ele permite maior sustentação à coluna.

É mais confortável e macio
Como dito no parágrafo anterior, o modelo de molas ensacadas é mais macio quando comparado aos outros tipos de colchões. A princípio sua maciez causará estranheza, mas após uma noite de sono, proporcionará uma experiência revigorante.

A pressão exercida a longo do corpo deitado no colchão aumenta quanto maior a dureza do colchão. Isso leva a pontos de deformação na pele à medida que a pressão sobre o corpo aumenta. A alta pressão ativa receptores especiais chamados de nociceptores e mecanorreceptores, resultando em dor mecânica.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

No D33, são 33 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 90 kg, e no D45, 45 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 130 kg. D45 para casais e pessoas até 130 kg, colchão extra-firme. Há diferença, também, na qualidade da espuma, dentro da mesma densidade.

Gente isso é um MITO! O ideal é que a superfície seja firme e não rígida, o colchão deve ser confortável, deixar a coluna alinhada e os músculos relaxados.

Qual o motivo de isso acontecer? Durante o uso continuado do colchão é normal ocorrer um amaciamento e acomodação natural nas espumas, nada mais é do que o colchão estar se moldando ao corpo do usuário.

A firmeza do colchão D33 ajuda a distribuir uniformemente o peso corporal, para quem tem pavor de colchões que afundam, esta espuma é mais uniforme.

O colchão ortopédico se diferencia dos outros colchões por oferecer uma melhor sustentação do corpo. Geralmente, ele é produzido com uma matéria-prima que cede com a pressão do corpo, mas apenas o suficiente para manter a coluna reta.

Nossa dica para esta adaptação é: Tente nos primeiros dias dormir com um edredom dobrado logo abaixo do lençol e vá desdobrando o mesmo com o passar dos dias. Assim você se acostumará gradualmente a firmeza do colchão. Se mesmo após o período de adaptação ainda achar o colchão muito firme.

Podemos dizer que é a Ferrari da Castor, marca líder no estado de São Paulo e reconhecida pelo alto padrão de qualidade em seus colchões, sendo considerada por muitos a melhor do Brasil, é por muitos considerado o melhor colchão do Brasil.

O colchão de molas é uma opção mais viável do que os colchões de espuma D33. Isso porque os colchões de molas são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, maior durabilidade e são mais acolhedores que os colchões de espuma de densidade. Por exemplo, os colchões de molas podem durar de cinco a dez anos.