Qual o melhor colchão para coluna D33 ou D45?

Perguntado por: edias . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Um D33 suporta pessoas de até 100 kg, enquanto um D45, pessoas de até 150 kg. Quanto maior a densidade, mais firme é a estrutura desse colchão. Uma pessoa mais leve do que o limite indicado pode optar por um de densidade maior (como o D45), mas uma que esteja superior ao limite não deve usar um de menor densidade.

Para essas pessoas, a melhor indicação é a de um colchão para coluna é de espuma, mais suave, mas com a densidade recomendada para o peso corporal. Já para pessoas que sofrem com dores lombares, sobretudo aquelas com hérnia lombo-sacral, a indicação é sempre de um colchão com mais suporte corporal, de molas.

A firmeza do colchão D33 ajuda a distribuir uniformemente o peso corporal, para quem tem pavor de colchões que afundam, esta espuma é mais uniforme.

Nesse caso, para quem tem problemas articulares ou precisa de mais sustentação para a coluna ao dormir, são indicados os colchões de espuma. Se não for o seu caso ou se você dorme acompanhado, então pode optar pelo maior conforto das molas, sem maiores problemas.

Os benefícios de um colchão anatômico de espuma D45 incluem suporte personalizado, alívio de dor, durabilidade, oferece maior conforto e uma ótima qualidade de sono.

Para uma pessoa com até 50 kg, a densidade indicada do colchão é D23. Já quem pesa entre 51 e 60 kg, a opção ideal são os colchões com D26. De 61 a 70 kg, o D28. A partir de então, é preciso considerar a altura do indivíduo a fim de fazer uma compra certeira.

O colchão não pode ser nem muito duro, nem muito macio para acomodar melhor a coluna. É recomendado também verificar se ele possui apenas as bordas mais firmes, que garantem maior estabilidade ao sentar e evitam que o usuário “role” para fora da cama durante a noite.

O colchão de espuma D33 pode ser considerado perfeito para as pessoas que buscam firmeza durante as noites de sono, mas sem deixar o conforto de lado.

Tanto o colchão de mola como o de espuma possuem modelos capazes de atender as necessidades de quem sofre com hérnia de disco, proporcionando noites de sono mais tranquilas e preservando a estrutura vertebral durante o repouso noturno.

A pressão exercida a longo do corpo deitado no colchão aumenta quanto maior a dureza do colchão. Isso leva a pontos de deformação na pele à medida que a pressão sobre o corpo aumenta. A alta pressão ativa receptores especiais chamados de nociceptores e mecanorreceptores, resultando em dor mecânica.

As espumas D33 oferecem uma maior firmeza ao corpo, ideal para os casos em que você está focado em investir em superfícies mais firmes. O D28 vai conseguir trazer mais conforto, se tornando mais macio, porém, diminuindo a firmeza do produto.

Colchão D33
O colchão densidade 33 é um dos mais usados porque abrange o biotipo de grande parte dos adultos com indicação de peso entre 61 e 120 kg e de altura entre 1,51 m e acima de 1,90 m.

O colchão de molas é uma opção mais viável do que os colchões de espuma D33. Isso porque os colchões de molas são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, maior durabilidade e são mais acolhedores que os colchões de espuma de densidade. Por exemplo, os colchões de molas podem durar de cinco a dez anos.

Qual tipo de colchão que não afunda? O colchão que não afunda é aquele que tem alto suporte de peso individual e espumas de alta densidade na parte superior.

No D33, são 33 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 90 kg, e no D45, 45 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, para suportar até 130 kg. D45 para casais e pessoas até 130 kg, colchão extra-firme. Há diferença, também, na qualidade da espuma, dentro da mesma densidade.

Para quem tem até 80 kg, o colchão pode tranquilamente ter densidade (D) 28. Já para aqueles entre 80 kg e 100 kg, o ideal é optar por um D33. As densidades 45 (até 120 kg), 60 (até 140 kg) e 90 (até 200 kg) atendem pessoas com mais de 100 kg.

Nos colchões de espuma, a densidade é o aspecto que define a sua maciez ou firmeza — ou seja, é essa medida que diz se um colchão é mais duro ou macio. Na verdade, ela especifica a quantidade de peso que a espuma utilizada na composição do produto aguenta, sem danificar ou deformar.

Sabia que um colchão dura, em média, de 7 a 10 anos? Pois é! Alguns têm até menos tempo, como os colchões de espuma, que devem ser trocados entre 5 e 8 anos.

15 centímetros

Independentemente do tipo de colchão, a espessura deve ser de, no mínimo, 15 centímetros para que haja um bom suporte do corpo. Essa é uma camada extra que fica sobre a estrutura principal do colchão.

Quanto maior a densidade, maior a quantidade de moléculas contidas em uma mesmo espaço e, com exceção da água, maior será a rigidez desse material. Mas o que essa pequena explicação de física tem a ver com colchão? Exatamente tudo, já que simplificando, quanto maior a densidade do colchão, mais firme ele será.

Agora, se o colchão for pra um adulto, a espuma com densidade 26 é perfeita pra quem tem até 60 kg e até 1,80 m. Já a densidade 28 aguenta até 70 kg, tá? As densidades 28 e 33 são ideais pra pessoas mais altas, porque conseguem suportar mais de 1,80m sem problemas!