Qual o melhor colágeno para artrite e artrose?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Diversos estudos clínicos apontam para a segurança e eficácia do Colágeno Tipo II na melhora do processo inflamatório nas articulações. O produto é recomendado para todas as pessoas que praticam esportes ou não, sentem dores articulares, e que já estão com idade avançada.

O colágeno tipo I está naturalmente presente na nossa pele, tendões, tecidos e ossos, e por esse motivo contribui significativamente na manutenção da saúde óssea. Já o colágeno tipo II age especificamente nas articulações que ficam posicionadas entre um osso e outro, por isso a diferença nas recomendações.

Qual o colágeno mais indicado? Tanto o colágeno hidrolisado como o colágeno não desnaturado têm espaço no tratamento da artrose do joelho, das lesões da cartilagem articular ou da condromalácia.

Em geral, o tratamento pode ser medicamentoso, incluindo medicamentos para dor e anti-inflamatórios, imunossupressores ou medicamentos biológicos, mudanças comportamentais (atividades físicas específicas), fisioterapia e terapia ocupacional, que podem ajudar a melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Os mais utilizados são os cremes contendo anti-inflamatórios como o diclogenaco e cremes ou medicamentos em gel que contém a capsaicina.

VERISOL

VERISOL® é o único peptídeo bioativo de colágeno aprovado pela ANVISA.

A composição dos suplementos de colágeno para as articulações se tornam ainda melhores quando contém os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, que oferece substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, junto com o colágeno tipo 2 não hidrolisado.

A ingestão de suplementos como o colágeno pode oferecer alguns benefícios para a saúde. No entanto, não existe comprovação científica consistente de que essas substâncias possam desacelerar ou impedir doenças nas articulações, entre elas, a artrose.

Colágeno do tipo 1: O colágeno tipo l chama atenção devido a sua quantidade, ele aparece em tendões, ossos e pele. Ele é principalmente responsável pela manutenção da resistência mecânica nos ossos. Colágeno do tipo 2: sua forma é parecida com o tipo l, mas possui menor diâmetro.

3 meses

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo. A longo prazo ele pode trazer inúmeros benefícios e não possui efeitos colaterais.

Alguns fatores, como estresse, ansiedade, esforço físico excessivo, sono desregulado, fumar, excesso de peso ou infecções, podem piorar a artrite reumatoide, levando ao surgimento de crises e piora dos sintomas.

O Meloxicam é um anti-inflamatório muito indicado para tratar os sintomas da artrite reumatoide e das osteoartrites dolorosas. De ação rápida, ele alivia as dores e a inflamação e deve ser ingerido na dosagem de 15mg ao dia, ou, conforme orientação médica.

Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

– É simples! Basta verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto. Lá o colágeno pode estar descrito como: “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado”.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

O Colágeno Tipo 2 Cartliv Equaliv é um produto premium que se destaca no mercado de suplementos devido à sua alta qualidade e objetivo específico: promover a saúde ideal das articulações.

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.