Qual o melhor chá para quem tem gastrite?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de boldo ajudam a proteger o estômago e aliviar a dor. Além disso, o boldo também possui propriedades antiespasmódicas e digestivas que ajudam nas dores de estômago. Basta colocar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente.

A gastrite tem cura! As recomendações médicas variam de acordo com o diagnóstico, mas em geral são receitados antiácidos, inibidores da bomba de Prótons (IBPs) — que, apesar do nome alarmante, são bem comuns — e antibióticos, em casos de infecção por H. pylori.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

A resposta é simples: não há cura completa, mas há como eliminar todos os sintomas. Além do tratamento medicamentoso, entender quais os fatores levando a esse desequilíbrio no sistema digestivo permite a aplicação de técnicas que podem alcançar o fim do desconforto.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas.

Chá para a gastrite: melhores opções

  • Espinheira-santa. ...
  • Chá para gastrite: hortelã ...
  • Camomila. ...
  • Chá para gastrite: erva-doce. ...
  • Melissa. ...
  • Aroeira. ...
  • Chá para gastrite: funcho. ...
  • Gengibre.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Água, chás de frutas e ervas, água saborizada
As bebidas irão ajudam a hidratar as paredes do estômago, amenizando os sintomas.

Sim, quem tem gastrite pode comer ovo. Em casos de gastrite crônica não se indica dieta.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Ou seja, até mesmo pessoas que já sofrem de gastrite podem tomar limão com água diariamente. Segundo a médica, o limão só é contraindicado para pessoas que apresentam algum tipo de alergia à fruta. “Se você tomar e se sentir mal, deve procurar um médico para saber se é alguma intolerância, mas isso é raro”, ressalta.

Evita, na medida do possível, ingerir alimentos que contribuam para a acidez estomacal, como por exemplo, o tomate, os cítricos, as bebidas alcoólicas, o tabaco, o café e certos medicamentos que podem produzir a mesma.

sensação de queimação ou dor na parte localizada entre o umbigo e o esterno que costumam ocorrer quando o estômago está vazio; fezes com cor escura ou presença de sangue.

Nos casos de gastrite aguda, é comum que o paciente sinta dores de estômago, inchaço e desconforto na região da barriga após as refeições ou após longos períodos sem ingerir alimentos. Outros sintomas de gastrite como queimação, indigestão, náusea, gases e vômitos também são queixas comumente relatadas.

Gastrite crônica
Se não houver tratamento, ela pode destruir completamente a mucosa do estômago, podendo causar úlceras e câncer.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.