Qual o melhor chá para quem faz quimioterapia?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Camomila: A camomila é uma erva calmante, com ação relaxante e também possui propriedades anti-inflamatórias.

A nutricionista destaca que a erva-doce tem propriedade antioxidante, que protege a ação de radicais livres. Karin ainda cita outros benefícios. “Ajuda muito no combate a fungos, por ter ação antifúngica e ajuda a aliviar os sintomas e as reações durante uma quimioterapia”, afirma.

Aos pacientes que realizam quimioterapia pelas veias do braço é recomendada a imersão das mãos em chá de camomila, que tem ação calmante e anti-inflamatória, aumentando a resistência da rede venosa.

O zinco é um mineral que tem efeito diretamente sobre a produção, maturação e atuação dos leucócitos, que são as células do sistema imunológico. Uma das melhores formas de aumentar a imunidade após a quimioterapia é através da ingestão de zinco.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O gengibre ajuda a melhorar a circulação e diminuir as náuseas e os enjoos causados pelo tratamento de quimioterapia. Ingredientes: 1 colher de chá de gengibre raspado.

O uso de alguns corticosteróides com pausas periódicas pode trazer alívio da fadiga durante o tratamento oncológico, mas somente o médico poderá receitar esses medicamentos, sendo que o paciente deve respeitar a decisão médica, mesmo que seja orientado a não fazer o uso.

Evite alimentos ácidos, condimentados e picantes; Não consuma bebidas alcoólicas, pois podem interferir com a quimioterapia.

O Protetor Hepático Para Quimioterapia e Radioterapia 30 Doses, conta ainda com Vitamina B6: também conhecida como cloridato de piridoxina, é convertido em sua forma ativa (pirodoxal 5 fosfato), que atua como coenzima no metabolismo protéico, glicídico e lipídico.

O gengibre demonstrou várias propriedades que podem beneficiar o tratamento de náuseas e vô- mitos na quimioterapia, incluindo a reversão do efeito inbitório da cisplatina no esvaziamento gás- trico de ratos, como o 5-HT3, e como antagonista do receptor,e como um antioxidante32.

Uso de outros medicamentos/chás de infusão: alguns medicamentos, mesmos os homeopáticos e “naturais”, assim como chás, podem interferir no tratamento quimioterápico. Por isso, o médico deve ser sempre consultado antes do paciente fazer uso de qualquer medicamento ou grandes infusões de chá (ex. chá de boldo).

Depois da quimioterapia, para amenizar os enjoos:

  1. Gengibre: reduz as secreções gástricas.
  2. Couve: Ajuda a desintoxicar o organismo.
  3. Banana: regula o intestino.
  4. Abacaxi: auxilia no processo digestivo.

Outro dado importante sobre a hidratação é que o resíduo da quimioterapia é excretado principalmente pela urina. Logo, tomar água ajuda a desintoxicar o organismo dos resíduos que as drogas quimioterápicas produzem. Dicas para manter hidratação: Faça água saborizada com limão, gengibre, canela, hortelã e pepino.

E coma alimentos com pouca fibra, como arroz branco, torradas, pão branco e legumes cozidos. Outra dica é dividir as refeições em pequenas porções ao longo do dia. A hidratação também é importante. Não beba apenas água, mas também sucos, chás, sopas, isotônicos e água de coco.

A interação de duas plantas medicinais também podem causar riscos. Segundo a pesquisadora Adriana Carvalho, uso da erva cidreira e da camomila juntas pode aumentar o nível sedativo acima do nível normal. O uso da camomila e do maracujá também pode alterar a coagulação sanguínea.

As frutas cítricas como o limão, laranja e melancia são ricas em vitamina C, melhoram os efeitos da vitamina E no organismo, além de ter ação antioxidante.

Vitamina B12 – atua na criação de anticorpos e proliferação das células que formam o sistema imunológico, ajudando o corpo a se prevenir contra infecções. A ingestão diária recomendada é de 2,4mcg. Principais fontes de vitamina B12:5.