Qual o melhor chá para quem está amamentando?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Chás que podem ser consumidos durante a amamentação

  • chá de camomila: ajuda a aliviar problemas estomacais, tem efeito calmante e auxilia na recuperação do sono.
  • chá de melissa: tem ação contra flatulência, ajuda no processo digestivo, alivia dores abdominais e de cabeça e funciona também como calmante.

Veja alguns sucos que estimulam o leite materno de maneira simples e saudável – Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação.

Outros alimentos que devem ser evitados são¹:

  • Soja;
  • Ovos;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas.

funcho

chá de funcho: tem ação anti inflamatória sistêmica, ajudando a liberar excesso de líquidos no corpo, combate problemas gastrointestinais, ajuda na digestão e estimula a produção de leite (erva galactagoga).

Chás ajudam a aumentar a produção do leite? Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Sinais de que o seu bebé não está a receber leite suficiente

  • Ganha pouco peso. É normal nos primeiros dias os recém-nascidos perderem 5% a 7% do peso que tinham à nascença – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas insuficientes. ...
  • Desidratação.

Em relação à canjica, não há evidências científicas que comprovem que esse alimento seja capaz de estimular a produção de leite. Se você está amamentando, a única coisa que pode fazer para facilitar esse processo é beber bastante água.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína. O ideal, no período de amamentação, é consumir mais carnes brancas como peixe e frango”, diz Lacerda.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade.

É por isso que familiares e amigos sugerem o consumo de alguns alimentos, como a canjica, que teria a capacidade de elevar a produção do leite materno.

Chás seguros durante a amamentação
No entanto, alguns tipos de chás como o de feno grego, chá mate e o de funcho, por exemplo, são seguros e podem ser usados na amamentação para tratar problemas na mãe ou no bebê e também ajudam a aumentar a produção de leite materno.

Iogurte natural. Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, além de serem um excelente estimulante na produção do leite materno. O iogurte natural é entre eles o alimento mais saudável, rico em nutrientes que ajudam na amamentação.

Chá de erva-doce: ajuda a aumentar a produção de leite materno. A mãe pode tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. Mas cuidado com o chá de Hortelã Mentha, porque ele pode diminuir a produção de leite.

Entre os benefícios da hortelã ainda estão o combate e alívio para dores de cabeça. Apesar de todos os benefícios, o nutricionista alerta que o chá não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.