Qual o melhor chá para desinflamar gastrite?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Confira então uma lista de chás que, de uma maneira ou outra, podem ajudam quem sofre com a gastrite:

  • Espinheira-santa;
  • Hortelã;
  • Guaçatonga;
  • Funcho;
  • Melissa;
  • Hamamélis;
  • Capim-limão;
  • Camomila.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

- Evitar chá preto, chá-mate e chá de hortelã. Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. - Evitar chicletes. - Evitar bebidas alcoólicas.

Quando a inflamação está presente em toda a mucosa do estômago, é chamada de pangastrite. Mas quando ela está presente apenas em algumas regiões, é denominada de gastrite antral. “A úlcera é uma evolução da gastrite, quando a doença não é tratada corretamente, e se apresenta em forma de ferida na parede do estômago.

Enquanto você promove pequenas alterações na sua rotina para eliminar o refluxo, sugiro que você aposte no chá de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). A espinheira-santa é uma erva típica da América do Sul e fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais.

No caso da gastrite nervosa, os chás de melissa, erva-doce e camomila são os principais protagonistas - eles agem como coadjuvantes no tratamento se consumidos junto com os outros alimentos.

Tempo de tratamento: em torno de 30 dias.

Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Alguns dos medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite são:

  1. Esomeprazol Magnesio.
  2. Omeprazol.
  3. Pantoprazol.
  4. Mylanta.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:

  1. Suco de batata. ...
  2. Chá de espinheira-santa. ...
  3. Suco de banana e pêra. ...
  4. Chá de aroeira. ...
  5. Chá de acelga. ...
  6. Chá de ervas. ...
  7. Suco de couve com mamão e melão.

Antibióticos
A maior parte das gastrites são causadas por uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

O Omeprazol é um dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo e é popularmente conhecido como “protetor gástrico”.

Café da manhã para quem tem gastrite: o que comer?

  • Frutas (não ácidas);
  • Ovos;
  • Chás claros;
  • Queijos brancos ou com baixo teor de gordura;
  • Iogurte semidesnatado.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Modo de preparo
Colocar as folhas de espinheira santa numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber morno, até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.