Qual o melhor carboidrato para comer à noite?

Perguntado por: emota8 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Com poucas calorias, nutritiva e de fácil digestão, as sopas são uma boa pedida para o jantar. Preparadas a partir de legumes e verduras, este prato é muito leve e gostoso. Você também pode adicionar carboidratos complexos, como arroz e macarrão integral, e proteínas, como carne vermelha e frango.

Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade. É aí que as opções integrais podem te ajudar a fazer uma substituição saudável.

Alimentos adequados para comer à noite
- Legumes e verduras; - Frutas com menor teor de açúcar e mais gordurosas como abacate e castanhas; - Bebidas vegetais sem açúcar; - Fonte de proteínas mais magras como o filé de peito de frango, peixes e ovos.

Além disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. Desta forma, comer um ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

3. Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

E a boa notícia é que existem alguns alimentos que podem estimular esse processo. Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

12 alimentos leves que você pode comer à noite

  • Peixe grelhado, salada de folhas verdes e purê ...
  • Whey protein, frutas, leite de castanhas e aveia. ...
  • Caldo de legumes, frango e sementes. ...
  • Ovos e queijo.

O pão, rico em carboidratos, é visto como vilão do emagrecimento por muita gente - principalmente durante a noite. Na teoria, ele é mais prejudicial à dieta nesse período porque, durante o sono, o funcionamento do nosso fica mais lento e, consequentemente, a metabolização do açúcar, também.

Além de evitar carboidratos simples, em um jantar para perder barriga é preciso incluir fibras no cardápio. Ou seja, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Os carboidratos com alto índice glicêmico causam um pico de liberação de insulina que pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e aumento do peso. Entre os exemplos desse tipo de carboidrato podemos citar chocolate, mel, açúcar, doces e refrigerante.

A alimentação tem uma relação direta com uma boa noite de sono, pois diversos alimentos podem influenciar o nosso organismo neste momento do dia.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

2. O pão integral tem menos calorias. Diferente do pão branco ele possui cerca de 30% menos calorias, pois não faz uso da farinha branca, tornando ele muito menos calórico. Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

Tipos de farinha sem carboidrato

  • 1 – Farinha sem carboidratoFarinha de amêndoa. Farinha de amêndoa é feita a partir de amêndoas moídas. ...
  • 2 – Farinha de coco. A farinha de coco é feita a partir de carne de coco desidratada e oferece um sabor suave de coco. ...
  • 3 – Farinha de linhaça.