Qual o melhor capim para evitar erosão?

Perguntado por: acastro6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Vetiver

Isso reduz o im- pacto das gotas de chuva e impede que as partículas que compõem os agregados se separem e acabem entupindo os poros naturais do solo ou sendo transportadas para as partes baixas do terreno ou ain- da para dentro de rios, lagos e re- servatórios. Vetiver, o capim campeão contra a erosão.

Para esses casso deve-se usar plantas de raízes longas que ajudam na fixação do solo. Uma das plantas mais utilizadas é a Arachis Pintoi, conhecido com amendoim forrageiro.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.

Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz. Ela forma uma espécie de aramado, travando o terreno.

Conclui-se ser o capim vetiver, e a tecnologia de sua aplicação (Sistema Vetiver) na estabilização de taludes e recuperação de passivos ambientais causados por estradas, configura-se numa importante alternativa de controle dos solos aos processos erosivos e de estabilização de taludes, com baixo custo de implantação e ...

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

O combate à erosão é feito através do sistema de curvas de nível. As curvas de nível são valas em sentido circular que são feitas no solo em regiões altas, como serras, montanhas e morros. Essas valas absorvem a água, evitando enxurradas que podem causar desmoronamentos de terra e prejudicar plantações.

O capim-mombaça é uma espécie de gramínea de origem africana amplamente utilizada na pecuária brasileira, o seu nome científico é Panicum maximum cv. Mombaça. Ele é considerado uma das melhores opções para pastagem em regiões de clima tropical e subtropical, por ser resistente ao calor e à seca.

As gramíneas Xaraés crescem rápido, são tolerantes a solos mais úmidos e funcionam muito bem em sistemas rotacionados, apesar de não serem tão apetitosas para o gado. Por outro lado, as Paiaguás têm alta tolerância à seca e conseguem sobrevida em regiões com 6 a 7 meses de estiagem.

A pastagem indicada pode ser o capim Canarana, variedades do capim Tango, como o Tangola e o Rio de Janeiro.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras.

A Grama Bermuda é uma opção popular para áreas de encostas e barrancos, pois é resistente à seca e pode crescer em áreas com sol pleno. Além disso, é uma das gramas mais resistentes e tolerantes ao pisoteio, o que a torna uma escolha popular para áreas de grande movimento.

Como identificar um risco de deslizamento?

  1. rachaduras ou fendas em encostas;
  2. surgimento de minas d'água;
  3. inclinação anormal de postes ou árvores;
  4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
  5. muros e paredes estufados;
  6. estalos;
  7. águas mais barrentas que o normal.

Esmeralda

A grama para talude mais utilizada é a Esmeralda, pois protege o solo contra erosão, devido ao seu excelente enraizamento.