Qual o melhor capim para alimentar o rebanho?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

As 5 melhores forrageiras para pasto para gado de corte

  • Brachiaria;
  • Tanzânia.
  • Mombaça;
  • Andropogon;
  • Massai;

Espécies forrageiras para ovinos e caprinos mais usadas
Aruana e Panicum maximum cv. Tamani) são naturalmente as mais indicadas para serem pastejadas pelos ovinos e caprinos. As cultivares de Panicum Zuri, Mombaça e Tanzânia trazem bastante dificuldade em se manter o porte baixo.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Escolher o capim que o boi gosta de comer Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

No Brasil, os melhores capins para gado de corte são capim braquiarão, capim Brachiaria decumbens e capim mombaça. O uso do capim como alimento para gado de corte traz resultados bastante positivos para a pecuária de corte.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

O milho é o alimento mais usado nos concentrados comerciais, como fonte de energia para os ovinos, já que apresenta entre 85% e 88% de NDT na matéria seca. Porém, tem um baixo valor nutricional, em termos de proteína, que varia entre 7% e 10%.

As braquiárias decumbens (braquiarinha), humidícola e dictioneura, o andropogon e o estilosantes-campo-grande são forrageiras tolerantes a solos de baixa fertilidade.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Desenvolvida na Flórida, Estados Unidos, o capim vaquero (Cynodon dactylon), constitui-se de uma gramínea de boa tolerância ao frio sendo adaptada a várias condições climáticas do Brasil e com isso com considerável potencial de utilização nos trópicos e subtrópicos.

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.

Segundo Fava, o capim elefante pode chegar até 300 toneladas de massa verde por hectare/ano, enquanto a cana-de-açúcar produz até 120 toneladas de massa verde hectare/ano. “O capim elefante é a gramínea mais produtiva que conheço”, destaca Antônio.