Qual o melhor café da manhã para gestante?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Durante a gestação, também é recomendada a ingestão de frutas e grãos integrais ricos em fibras. Frutas com cascas, como maçãs, frutas vermelhas e pêssegos, são uma ótima maneira de se alimentar de fibras. Adicione essas frutas à tigela de aveia integral para garantir uma refeição equilibrada e cheia de fibras.

O que devo comer durante a gravidez?

  • 1 – Couve, espinafre ou brócolis. O ácido fólico, um tipo de vitamina B, pode ser encontrado nesses alimentos. ...
  • 2 – Leite e derivados. O cálcio está relacionado com a boa formação de ossos e dentes do bebê. ...
  • 3 – Proteínas. ...
  • 4 – Carboidratos. ...
  • 5 – Feijão, lentilha e castanha.

Quantas refeições a gestante deve realizar ao longo do dia? De preferência, seis refeições diárias, incluindo: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia, com adequada distribuição nutricional, e com intervalos regulares de três horas entre cada uma delas.

jantar: arroz integral, feijão, fígado bovino, escarola refogada.

O leite é a melhor fonte de cálcio na dieta e fornece altas quantidades de fósforo, várias vitaminas do complexo B, magnésio e zinco. O iogurte, especialmente o iogurte grego, é particularmente benéfico para as mulheres grávidas, pois contém mais cálcio do que a maioria dos outros produtos lácteos.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Grãos integrais, frutas e vegetais. Carne magra, aves e peixes. Gorduras saudáveis provenientes de peixe, nozes ou abacate. Laticínios, como leite desnatado e queijos.

Saiba porque alguns nutrientes devem ser consumidos pelas gestantes.

  • 1 – Leite e derivados. Rico em cálcio, o leite não pode faltar no cardápio das grávidas porque ajuda a desenvolver a estrutura celular do bebê. ...
  • 2 – Peixes. ...
  • 3 – Ovos. ...
  • 4 – Laranja. ...
  • 5 – Couve manteiga. ...
  • 6 – Banana.

A banana apresenta folato, que protege o feto de problemas no tubo neural. Além disso, a fruta é constituída de vitaminas C e B6, bem como minerais potássio e magnésio. No caso da vitamina B6, ela regula os níveis de sódio no organismo e alivia a náusea e os enjoos.

Durante a gestação, pode ocorrer uma diminuição natural do funcionamento do sistema imunológico da mãe, o que deixa o corpo mais suscetível a inflamações e infecções. Para prevenir essa questão, é importante manter uma rotina saudável e apostar em alimentos que possam potencializar a imunidade, como é o caso da aveia.

“As grávidas que possuem intolerância à lactose podem consumir o leite zero lactose”, recomenda, observando que o alimento nas versões desnatado, semidesnatado ou zero lactose possui os mesmos nutrientes encontrados no leite integral.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

Nela, a anemia hemolítica e outras complicações, como óbito materno pode ocorrer.

Segundo o especialista, a lista de alimentos a evitar no último trimestre de gravidez são: uvas e derivados; chás (verde, preto, de frutas e ervas); chocolate preto; laranja e derivados; maçã vermelha com casca; morango; lima; grão de soja; ameixa preta; cebola roxa crua; hortelã; cereja; amora; couve crua; alcaparras; ...

Almoço

  1. 1 porção de carboidratos: arroz integral, macarrão integral ou aipim.
  2. 1 porção de proteína vegetal: feijão, lentilha, soja ou grão-de-bico.
  3. 2 porções de legumes, vegetais cozidos e saladas.
  4. 1 porção de proteína animal: carnes vermelhas magras, peixes e frangos.

Conheça os benefícios dos ovos na gestação. Os principais benefícios dos ovos na gestação envolvem o bom desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe, por meio da melhora na composição do leite materno, fornecimento de proteína, redução de colesterol ruim, além da produção de colágeno e ferro.

Feijão. O tradicional feijão com arroz deve ser mantido durante a gravidez, já que o legume contém proteínas, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), além de fibras e carboidratos.

Pelo mesmo motivo, o tomate é indicado para gestantes, já que ajuda a prevenir quadros de pré-eclâmpsia. Além disso, o fruto é rico em ácido fólico, substância altamente benéfica para a formação do feto.