Qual o melhor banco para receber o benefício do INSS?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entretanto, se quiser passar a receber a aposentadoria em uma conta-corrente precisa solicitar a vinculação do benefício e escolher o pacote de serviços mais adequado às suas necessidade e bolso.

Fazer a Mudança de Forma Presencial no Banco
Já para aqueles que querem trocar o banco que recebe o benefício, será necessário ir à nova agência e solicitar a transferência. Leve o seu cartão e um documento com foto, além disso você também pode precisar da senha da sua atual conta e do número do benefício do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

Transferir benefício INSS para outro banco, demora quanto tempo? Não há um tempo exato para que a transferência ocorra. Porém, é comum que ela se dê dentro de 10 dias. Recomendamos realizar a troca logo após o recebimento do benefício para evitar problemas.

Sim. O aposentado pode optar por receber seu benefício em conta corrente ou poupança em qualquer banco que tenha contrato com o INSS para pagamento de benefícios.

Você pode consultar o banco e a data em que o pagamento estará disponível pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, que também pode ser obtida pelo Meu INSS.

Portanto, ela funciona como um documento que comprova o recebimento do benefício, trazendo diversas informações úteis para o segurado. Importante ressaltar que o INSS pode levar até 30 dias para averiguar o pedido de um benefício e encaminhar a carta pelos Correios.

De posse do cartão previdenciário e senha, o saque pode ser realizado em uma sala de Autoatendimento CAIXA, Unidade Lotérica ou correspondente CAIXA AQUI, de acordo com o limite de pagamento nesses canais. O saque também pode ser realizado em uma agência Caixa com o documento de identificação oficial com foto.

Emitir Extrato de Pagamento de Benefício do INSS

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Você não precisa ir até a agência sacar para utilizar seu benefício, você pode utilizar a função débito do seu cartão INSS em estabelecimentos que aceitem Mastercard. Caso seja aposentado ou pensionista do INSS e receba o benefício pelo Itaú, você pode sacá-lo em qualquer caixa eletrônico ou agência Itaú.

O cartão de benefício consignado funciona como um cartão de crédito usual, em partes. Com ele, é possível fazer compras e transações em estabelecimentos comerciais, assim como um cartão de crédito comum, com o limite de 5% da renda do contratante.

O banco pode impedir que a portabilidade aconteça caso haja algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou desistência do próprio solicitante. Caso contrário, o impedimento deve ser denunciado ao Banco Central.

Portanto, o benefício cai na conta a partir do início da manhã até as 9 horas. É possível, assim, aguardar até às 9 horas do seu dia de pagamento para, então, fazer a consulta sobre a correta liberação.

Documentos necessários

  1. RG.
  2. CPF.
  3. Número do benefício.
  4. Comprovante de renda (exemplos: holerite, contracheque, declaração de Imposto de Renda)
  5. Comprovante de endereço residencial em nome do beneficiário, emitido em até 120 dias. ( Exemplos: contas de água, luz, telefonia, TV a cabo ou IPTU)

meutudo

O melhor banco para fazer a portabilidade de consignado é aquele que oferece as melhores vantagens e não somente a taxa de juros mais baixa, portanto, a meutudo é a melhor opção!

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras do país, o que torna o banco uma das melhores opções para realização da portabilidade de consignado. Nesse contexto, servidores públicos federais, além de aposentados e pensionistas do INSS podem aproveitar melhor as condições de contratação.

Importante: assim que você recebe a carta de concessão ou a carta de indeferimento de benefício, o prazo é de 30 dias para entrar com um recurso administrativo. Depois que esse prazo passar, você terá que entrar com um processo de aposentadoria direto na Justiça.