Qual o melhor anzol para pesca de tucunaré?

Perguntado por: ecurado2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

É recomendada para espécies como robalos, tucunarés e tambaquis.

No finalzinho da tarde, a temperatura começa a diminuir, mas a água ainda não está fria. Neste horário os peixes costumam sair para se alimentar e já se movimentam mais, por isso é um bom horário para garantir boas fisgadas: tucunarés, bagres e pacus são espécies bem ativas neste horário.

As presas naturais do tucunaré costumam ficar na região mais rasa de lagos e represas, sendo uma boa área para trabalhar. Mas o peixe em si costuma se esconder no fundo, que também pode trazer bons resultados. O mais importante é trabalhar a isca de forma a similar o comportamento de um peixe menor.

As análises revelaram que peixes foram o principal item alimentar (IAi=99,81%), seguido de restos vegetais (IAi=0,16) e camarões (IAi=0,02), comprovando-se o hábito alimentar piscívoro do tucunaré.

Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.

40 cm

Deixe um espaço de aproximadamente 40 cm para atar o anzol (nó de aperto ou nó de sangue).

GAMAKATSU

PESCADORES SÉRIOS CONHECEM O VALOR DE UM ANZOL VERDADEIRAMENTE AFIADO E NENHUM OUTRO ANZOL É MAIS AFIADO E RESISTENTE DO QUE O GAMAKATSU ! A GAMAKATSU OFERECE AOS PESCADORES DO MUNDO O MÁXIMO EM AGUDEZA NOS ANZÓIS, DESIGN E CONSTRUÇÃO DE QUALIDADE - CONQUISTANDO O PADRÃO QUE TODOS TEM BUSCADO.

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar.

Das naturais, uma ótima recomendação é o uso de Lambari pequeno, como isca viva. O Tucunaré costuma não resistir a essa espécie de isca. Por isso, deve ser iscado pela boca, para o peixe continuar se movimentando, atrair a atenção e o pescador conseguir ter sucesso ao pescar Tucunaré.

O melhor momento para pescar é quando a maré está mudando, seja para mais ou para menos. Nessas condições os peixes se movem em cardumes atrás de comida. É mais difícil conseguir algo quando a maré já está alta ou baixa e a água não está em movimento.

A dica é pescar um dia antes da lua cheia, devido aos efeitos que a lua causa na maré e nos peixes. Se não der, opte por fazer a pesca na fase da lua cheia, porque é quando os peixes estão mais agitados e próximos da superfície.

O tucunaré tem poucos predadores na Bacia Pantaneira: peixes maiores, jacarés e ariranhas.

Nesse tipo de pesca, também é aconselhável uma linha de 20 libras a 26 libras (entre 0,35 e 0,45 mm). Nas represas ou lagos artificiais, uma vara número 6 de ação rápida a média e linha de 15 libras a 20 libras (entre 0,25 e 0,35 mm) será o necessário para obter bons resultados com Tucunarés de até 5 quilos.

Pequenos peixes, moluscos, frutos do mar, minhocas, rações e massas feitas com frutas ou legumes são alguns dos principais modelos desses tipos de iscas para peixes. Elas são ideias para pescarias marítimas ou em água doce voltada para espécies tilápia, piapara, pacu e traíra, por exemplo.

Sua espécie é distribuída no Amazonas e nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. O Tucunaré habita açudes, represas, rios e tanques de piscicultura.

Peso e tamanho
Normalmente atingem de 50 cm ou 60 cm, mas já foram encontrados exemplares com mais de 70 cm. O peso fica entre 3 kg e 10 kg. Há registros de tucunarés com mais de 66,5 cm; o que parece ser o recorde.

Reprodução. Atingem a maturidade sexual com 1 ano de idade. No sul do Brasil, a desova ocorre de setembro a dezembro, enquanto que no Nordeste, entre junho e dezembro, podendo acontecer várias vezes nesse período.

Procure o local correto
Apesar de serem muito comuns na Amazônia, as traíras são encontradas em praticamente todas as regiões do Brasil. Uma informação muito importante é que elas nunca ficam no meio dos rios, e costumam se abrigar perto de galhos e da vegetação à beira dos lagos.

As massas são iscas naturais muito populares. Feitas a base de trigo ou de pão, essas iscas são ótimas para carpas ou tilápias. As minhocas também são iscas naturais muito utilizadas. São iscas indicadas para a pesca de tilápias, lambaris, carpas e pacus.

Quando a temperatura é fria, entre 15ºC e 17ºC, aumenta sua atividade, se tornando uma presa mais fácil. Ela pode ser encontrada em vários rios e lagos do Brasil, e recomenda-se o uso de cevas para atraí-la. Uma dica é investir na pescaria de fundo, já que é uma espécie filtradora.

O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1 ou seja o anzol 16 é menor que o anzol 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0, ou seja o anzol 1/0 é menor que o anzol 12/0.