Qual o melhor antitérmico para bebê?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os mais comuns são a dipirona e o paracetamol, que devem ser usados de acordo com as dosagens recomendadas pelo pediatra que acompanha o paciente. O uso dessas substâncias deve ser de 6h em 6h, em caso de febre.

usar compressas frias (com água, jamais com álcool ou outra substância) na testa, pulsos e até mesmo em axilas; banhos mornos (não pode ser muito quente ou muito frio); substituir as roupas e roupas de camas suadas (a fim de evitar uma mudança brusca de temperatura).

Os princípios ativos mais utilizados para controlar a febre alta são a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol. A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois. Já o paracetamol começa a agir entre 15 e 30 minutos após o consumo2 3 4.

– Mantenha o bebê bem hidratado, pois com a febre ele pode ficar desidratado só pela transpiração; – Dê um banho morno. Essa é uma excelente forma de baixar a febre naturalmente. Mantenha a criança em observação e repouso e, se em 48 horas a febre não baixar, procure um médico imediatamente.

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre. No entanto, há incertezas se esses regimes são melhores do que o uso dos agentes isolados e sobre os eventos adversos dos regimes combinados.

Paracetamol é considerado seguro em doses terapêuticas.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Vick Vaporub é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionada a água quente. O medicamento libera três ingredientes ativos, os quais são inalados pelo paciente para proporcionar alívio da tosse, congestão nasal e mal-estar muscular que acompanham as gripes e resfriados.

É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.

Se mesmo quando a febre passa, a criança continua indisposta, com irritabilidade excessiva, recusa alimentar, vômitos incoercíveis, dor no pescoço ou muita tosse e cansaço, deve ir ao pronto atendimento, pois precisa de avaliação médica.

O ibuprofeno, além de ser antipirético, é também anti-inflamatório (atua na inflamação) e pode ser o tratamento indicado caso a febre se associe a inflamação. É de esperar que o antipirético baixe a febre 1-1,5ºC em 2h a 3h.

O paracetamol é o ingrediente ativo nos produtos TYLENOL® e em diversos medicamentos vendidos com ou sem receita médica. O paracetamol reduz a febre e proporciona alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores de cabeça. dores nas costas.

Mas quando é uma febre persistente, durando 48h sem melhora, é preciso levar para avaliação médica”, afirma. Em casos de bebês com menos de um mês de vida, caso apresente febre, é necessário levar para avaliação médica. “Esse é um caso que não pode ficar em casa esperando”, orienta a médica.

Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.

É normal ficar com sono
Como a febre é sinônimo que o organismo está trabalhando mais para combater o agente invasor, pode ocorrer dor no corpo, mal estar e cansaço. Deixar que o bebê descanse é uma boa forma para recarregar as energias. Não acorde seu bebê para medicar contra a febre.

Febre não é um sintoma da dentição
A fundação Nemours diz que, embora a dentição possa causar um leve aumento na temperatura do seu filho, a febre não é um dos sintomas típicos da dentição.

É importante medir a temperatura do corpo com frequência para saber se a febre está baixando. Caso ela dure mais do que dois ou três dias e só aumente, é melhor procurar um hospital. Se a febre, mesmo leve, vier com sintomas de falta de ar, também é indicado ir ao médico.

5 – Em recém-nascido o paracetamol pode ser utilizado desde o nascimento e o ibuprofeno a partir dos três meses e com peso superior aos 3 kg. IBUPROFENO: É um anti-inflamatório (diminui a inflamação), analgésico (acalma ou reduz a dor) e antipirético (diminui a febre).

A dipirona é um AINE que possui propriedades analgésicas, antipiréticas e espasmolíticas, enquanto o paracetamol é um analgésico e antipirético sem propriedades anti-inflamatórias significativas.