Qual o melhor Antipsicotico para idoso?

Perguntado por: ubaptista4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os antipsicóticos mais utilizados da primeira geração são Clorpromazina, haloperidol, levomepromazina, zuclopentixol, já os mais utilizados da segunda geração são Aripiprazol, clozapina, quetiapina, olanzapina, risperidona, ziprasidona (SANAR, 2021).

De acordo com um novo estudo publicado na revista Alzheimer's Research & Therapy, as drogas imipramina e olanzapina, muito usadas para tratamento de condições psiquiátricas, podem ser benéficas para pessoas com mal de Alzheimer.

Os medicamentos antipsicóticos mais recentes (asenapina, clozapina, iloperidona, lurasidona, olanzapina, quetiapina, risperidona e ziprasidona) também bloqueiam os receptores da serotonina, que é outro neurotransmissor. Os especialistas acreditam que essa propriedade pode tornar esses medicamentos mais eficazes.

Esses medicamentos têm sido utilizados desde a década de 1950 e podem ser divididos em: Típicos (primeira geração): Clorpromazina, Haloperidol, Tioridazina; Atípicos (segunda geração): Clozapina, Olanzapina, Risperidona, Quetiapina, Ziprasidona.

Porém, a cada perfil de paciente profissional deve avaliar a melhor indicação levando em conta:

  1. Intensidade e apresentação de sintomas;
  2. Perfil de eficácia e efeitos adversos da droga;
  3. Comorbidades do paciente;
  4. Efeitos secundários benéficos associados à droga;
  5. Poder de acesso ao medicamento (custo).

Lamotrigina: é um anticonvulsivante considerado de primeira linha para o tratamento agudo dos episódios depressivos e da fase de manutenção do transtorno bipolar.

A quetiapina é um antipsicótico atípico. É usada para tratar insônia, esquizofrenia, quadros de depressão, ansiedade e transtorno bipolar.

Os principais medicamentos utilizados para controlar o comportamento dos pacientes com Alzheimer e outros tipos de demência são os antipsicóticos. A utilização desses medicamentos para Alzheimer deve-se à sua expressiva potência em tratar sintomas como paranoia, delírios, alucinações e agitação.

Estudos recentes, 2021, demonstraram que para o idoso a medicação de primeira escolha deve ser a melatonina. Essas revisões apontaram a eficácia da melatonina de liberação prolongada 1 a 6 mg em indivíduos com mais de 55 anos, quando os níveis de melatonina começam a diminuir.

Quetiapina pode ser usada em idosos? Sim, mas deve ser usada com cautela em idosos com demência, devido ao aumento do risco de efeitos colaterais.

Clorpomazina: é de baixa potência. É muito utilizado, sobretudo para profilaxia enxaqueca e outros sintomas neurológicos. É uma medicação mais sedativa e que precisa de doses maiores para efeito antipsicótico.

Há, atualmente, múltiplos fármacos antipsicóticos disponíveis pelo SUS. Mais precisamente, haloperidol, clorpromazina, decanoato de haloperidol, risperidona, quetiapina, ziprasidona, olanzapina e clozapina.

Esquidon 2mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.

Tanto a cognição quetiapina e olanzapina melhor, no entanto, a melhora na pontuação do índice cognitivas foi mais acentuada em pacientes recebendo quetiapina. Além disso, a quetiapina produziu uma melhora significativa na qualidade de reacção / atenção do que a olanzapina.