Qual o melhor antiinflamatório para dedo em gatilho?

Perguntado por: ipereira3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Tratamento. Uso de um anti-inflamatório de longa duração (como a betametasona de depósito intramuscular) e alongamentos devem ser considerados como a primeira opção de tratamento.

Dedo em gatilho fisioterapia: Tratamentos do dedo em gatilho
Nesse caso, utiliza-se como exercícios de massagem com o fim de fortalecer músculos responsáveis pelos movimentos das mãos e dedos. Ela irá ajudar a manter os movimentos e aliviar dores e inchaços.

Em diversos quadros, a fisioterapia ajuda bem. No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores.

O tempo de recuperação corresponde, na maioria dos casos, aos 10-12 dias até retirar os pontos. Após esse período, apenas são necessários os cuidados de pele a nível da cicatriz, podendo o doente regressar progressivamente às atividades normais, sem limitações.

O dedo afetado pode causar um edema (aumento de volume), limitando os movimentos e causando dor nos tendões flexores. O surgimento de nódulo acompanhado da progressão da doença, é o que acaba causando o “travamento” dos dedos.

Aplicar gelo por 15 minutos a cada 4 a 6 horas e tomar paracetamol para a dor. Proteger os dedos por três a quatro semanas de movimentos repetitivos com as mãos, incluindo vibrações. Após três semanas, iniciar movimentos passivos de alongamento. Usar luvas e ferramentas adaptadas para evitar recorrências.

O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. ou diabetes. leia mais . O uso repetitivo das mãos (como pode ocorrer ao utilizar tesouras pesadas de jardinagem) torna o desenvolvimento do dedo em gatilho mais propenso.

Em casos leves, o tratamento é simples: repouso, uso de tala, gelo e massagem no dedo com tendão inflamado já devem amenizar a dor. Já nos graves, o médico pode receitar anti-inflamatórios, injeção de esteroides ou até mesmo cirurgia.

Dobre todos os dedos até que suas pontas toquem o meio entre os dedos a palma (formando um quadrado com os dedos), depois estique todos (figura na sequência 1 para 2). Faça isso 10 vezes e repita tudo mais 2 vezes.

Dobrar a mão para a frente e esticar os dedos, depois estender o pulso para trás e fechar a mão, como mostra a imagem. Repetir 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia; Esticar o braço e estender a mão para trás, puxando os dedos para trás com a outra mão. Repetir o exercício 10 vezes, 2 a 3 vezes por dia.

Nas fases agudas, a administração de medicamentos (ou remédios) como analgésicos (ex. paracetamol) e antinflamatórios (ex. ibuprofeno) podem permitir aliviar a dor.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Os principais sintomas que podem ser apresentados pelo paciente com dedo em gatilho são: Limitação no movimento em um ou mais dedos. Dor na base do dedo (os dedos mais frequentemente acometidos são o anelar, o médio e o polegar). Presença de um nódulo palpável na base do dedo.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Geralmente não são necessários exames ou meios auxiliares de diagnóstico. Em caso de dúvida, a ecografia (ou ultrassonografia) de partes moles ou ressonância magnética podem ser úteis para o diagnóstico.

Tratamento cirúrgico para dedo em gatilho
Para isso, o procedimento consiste em realizar uma pequena incisão na palma da mão, perto do local inflamado, e intervir no tendão. Essa intervenção permite a liberação da região bainha do tendão, o que elimina a estenose que impedia o deslizamento correto do tendão.

Tratamento de uma luxação do dedo
Para tratar a maioria das luxações de dedo, os médicos injetam um anestésico na base do dedo afetado, e os ossos do dedo são recolocados no lugar (chamado redução). Os médicos não conseguirem endireitar o dedo manualmente.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Artrite. A artrite, que pode ser classificada em osteoartrite e artrite reumatoide, é uma das principais causadoras de dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar. Basicamente, a condição consiste na inflamação das articulações com presença de dor, inchaço e rigidez.

Tratamento de tendinite e tenossinovite

  1. Repouso ou imobilização, calor ou frio, seguido por exercícios.
  2. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  3. Às vezes, injeções de corticosteroides.

O tratamento conservador é, de modo geral, o mais comum, incluindo repouso, anti-inflamatórios e analgésicos. Fisioterapia, fortalecimento dos músculos, alongamentos e compressas de gelo, por exemplo, também podem ser indicados para alívio dos sintomas e controle da inflamação.