Qual o melhor antiinflamatório para artrose e artrite?

Perguntado por: idias . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Os remédios mais utilizados para tratar artrose são os analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser tomados por via oral, como paracetamol ou diclofenaco, ou usado na forma de pomada, como a capsaicina, pois permitem aliviar os sintomas de dor e inchaço nas articulações, melhorando a qualidade de vida.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Alimentos que devem ser evitados
É importante evitar alimentos que sejam pró-inflamatórios, como é o caso dos alimentos industrializados, frituras, comidas rápidas e alimentos ricos em açúcar e gorduras.

A viscossuplementação consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Ela é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

Veja a seguir as injeções que podem ser utilizadas para tratar a artrose.

  • VISCOSSUPLEMENTAÇÃO.
  • PLASMA RICO EM PLAQUETAS.
  • OZONIOTERAPIA.
  • CORTICOTERAPIA.

A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.

Outra alternativa, são os condroprotetores para tratar a cartilagem, como o colágeno tipo 2, diacereína, glucosamina , condroitina e a diacereína que também possuem uma ação ligada a diminuir a atividade inflamatória articular.

Artrite. Os sintomas de artrite como inflamação ou dor nas articulações podem ser aliviados com o uso de pomadas anti-inflamatórias contendo cetoprofeno (Profenid gel) ou piroxicam (Feldene emulgel).

As pessoas que sofrem com artrite reumatoide geralmentes precisam tomar remédios para dor e anti-inflamatórios (como o paracetamol ou ibuprofeno) para controlar essa dor e a inflamação.

CataflamPRO Emulgel XT 12 horas contém a substância ativa diclofenaco dietilamônio, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES). O gel é aplicado através da fricção suave sobre a área afetada, onde será rapidamente absorvido pela pele para aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.

Algumas medidas simples podem ajudar a evitar ou melhorar as dores nas articulações e incluem:

  1. Fazer compressa de água quente ou fria. ...
  2. Fazer alongamentos. ...
  3. Comer alimentos anti-inflamatórios. ...
  4. Fazer massagem. ...
  5. Tratamento natural. ...
  6. Reduzir o estresse.

Paracetamol – acetaminofeno é o tratamento de primeira linha no tratamento da dor persistente leve no idoso por causa de sua maior segurança em comparação com outros analgésicos, particularmente anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs)21.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

Destacam-se entre os medicamentos mais vendidos a nimesulida, diclofenaco potássico/sódico, naproxeno, piroxicam, ibuprofeno e cetoprofeno.

Já o voltaren convencional e o cataflam, geralmente, tem a dose dividida em 2 a 3 vezes. Mas a escolha de qual produto é o melhor irá depender da condição de saúde do paciente e nenhuma substituição deve ser feita sem a aprovação do médico.

A nimesulida é bastante prescrita em casos de inflamação de garganta enquanto que o meloxicam e etodolaco apresentam maior indicação nos casos de dores associadas à osteoartrite, artrite reumatóide, doenças degenerativas das articulações e espondilite anquilosante.