Qual o melhor antiinflamatório para aftas?

Perguntado por: vflores7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Geralmente são indicados analgésicos, como o ibuprofeno e o paracetamol, e o seu uso deve ser receitado e orientado por um pediatra. Os remédios analgésicos, nesse contexto, são indicados para amenizar o desconforto e proporcionar uma recuperação mais acelerada.

Dequadin é indicado no alívio da dor, da irritação e inflamação nas infecções da boca e da faringe, tais como: Amigdalites (inflamação nas amídalas), faringites (inflamação da garganta), estomatites (inflamação da boca), glossites (inflamação na língua) e aftas (ferida na boca).

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Esta modalidade foi utilizada com sucesso em pacientes com afta major5. Quanto às medicações de uso sistêmico, os corticóides têm sido os mais empregados. A prednisona é bastante eficaz e segura, tanto em crianças como em adultos.

Corticosteróides tópicos: o fármaco mais utilizado é o acetonido de triancinolona (orobase), aplicado 2 a 3 vezes ao dia por até 7 dias, sendo mais eficaz quando utilizado em estágios iniciais. Outras opções são o gel de fluocinonida e o propianato de clobetasol.

É absolutamente normal ter aftas em alguns períodos da vida, mas é preciso ficar de olho na frequência que essas lesões aparecem. Isso significa que, ter afta toda semana, ou mais do que 15 dias, já é preocupante. De modo geral, qualquer ferida na boca deve ser examinada por um dentista o quanto antes.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Tratamento: Quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. A lavagem com enxaguantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

Para isso, existem hábitos que podem ajudar. – Ingerir alimentos que estimulam o fluxo salivar como jiló, hortelã, maçã, pera, rúcula, aspargos, agrião, salsão e limão. – Beber muito líquido como água, sucos de frutas, chás de erva-doce, boldo e carqueja. – Mastigar bem os alimentos.

Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.

O Malvona é destinado ao tratamento das afecções da boca, gengiva e garganta e é indicada para o alívio dos sintomas da dor de garganta.

Alívio natural
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Eis a afta
Para piorar, a ferida costuma atrair bactérias que habitam a cavidade oral. Essa infecção agrava o estado inflamatório. Como o tecido conjuntivo é repleto de terminações nervosas, a confusão toda acaba gerando ardência, coceira e dor, além daquela cobertura úmida e esbranquiçada típica da afta.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

A primeira escolha é quase sempre dexametasona (0,5mg/5cc) com bochecho e cuspir, 3 a 4x/dia. É importante manter a medicação na boca por 5 minutos antes de cuspir.

Dependendo da gravidade do surto de herpes, o dentista ou médico pode prescrever medicamentos antivirais tópicos, ou de uso oral: Aciclovir ou penciclovir tópico; Aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir de uso oral.

Desaftan é um spray indicado para a rápida cicatrização de aftas, sapinhos ou outras lesões no interior da boca. Pode ser usado em adultos e crianças prejudicados pela manifestação de desconfortos gerados por afecções bucais.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A triancinolona acetonida, princípio ativo de OMCILON-A ORABASE, é um corticosteróide sintético que possui ação antiinflamatória, antipruriginosa e antialérgica (age diminuindo a inflamação, coceira e reações alérgicas da mucosa oral).