Qual o melhor antidepressivo para emagrecer?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Outros remédios que podem ajudar na perda de peso

  • Antidepressivos: Sertralina e Fluoxetina (leia: Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina).
  • Antiepiléticos: Zonisamida.
  • Antidiabéticos: Metformina, Pranlintida, Exenatida.
  • Hormônio tireoidiano: Levotiroxina.

O Cloridrato de Bupropiona é uma substância estruturalmente semelhantes às anfetaminas, que são drogas conhecidas por causar perda do apetite. No caso específico da bupropiona, essa ação anorexígena é pequena. Estudos mostram que a perda de peso total com o tratamento varia entre 0 e 2,5 kg.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

A assessoria jurídica da banda Calcinha Preta divulgou ao g1 que a cantora estava fazendo uso de algumas medicações para emagrecimento, inclusive a Lisdexanfetamina, popularmente conhecida no Brasil como Venvanse (nome comercial), que havia sido receitada para Paulinha Abelha com o propósito de inibir o apetite.

A fluoxetina não é um medicamento indicado exclusivamente para o tratamento da obesidade. Além dela não provocar perda de peso em todos os pacientes, a sua eficácia é muito menor do que a de outras drogas disponíveis no mercado.

Atualmente, o Wegovy® (semaglutida) é o remédio para emagrecer com maior taxa de perda de peso aprovado pela ANVISA.

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Ozempic, Saxenda, Victoza, Trulicity: Qual o melhor medicamento para emagrecer? Você já deve ter ouvido falar em pelo menos uma dessas medicações injetáveis, pois elas são as mais populares da Endocrinologia.

A recomendação em bula do Contrave® 8 mg/90 mg (cloridrato de naltrexona 8 mg e cloridrato de bupropiona 90 mg) e avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar com a dose de 1 comprimido pela manhã, com ajustes semanais até a dose máxima de 4 comprimidos ao dia.

A bupropiona emagrece? Estudos mostram que o medicamento pode ser indicado como um coadjuvante no tratamento para a perda de peso por atuar na sensação de fome e saciedade.

Isso porque as substâncias atuam diretamente nos neurotransmissores presentes no cérebro (mais especificamente em uma região chamada hipotálamo), contribuindo para a redução do apetite e para o aumento da saciedade. Dessa forma, o comer relacionado ao prazer (e a mecanismos de recompensa) é evitado.

No início do tratamento, a sertralina pode inibir ou aumentar o apetite. Por isso pode haver perda ou ganho de peso.

Por que a venlafaxina emagrece? Mencionei acima que um dos efeitos colaterais observados com o uso desse remédio é a perda de peso. Isso pode ser explicado pela redução do apetite e diminuição de estados ansiosos que podem aumentar a ingestão de alimentos.

Antidepressivos que levam a menos ganho de peso
Um estudo realizado em 2014 sobre este tema parece demonstrar que os antidepressivos que causam menos ganho de peso são a amitriptilina, nortriptilina e a bupropiona. A bupropiona poderá mesmo levar a perda de peso.

A publicação falsa busca estimular o uso de um produto ou substância chamado lipotramina, que alega ser indicada para emagrecimento. Não é verdade.

Dupla de Simaria, Simone explica início do processo para emagrecer: 'Comecei meu tratamento com Sinelim 360 (produto que ajuda na queima Gordura e elimina celulite), e uma reeducação alimentar' - Foto.

O clonazepan não é um medicamento que causa emagrecimento, porém pode provocar alterações de peso – para mais ou para menos – como resultado de efeitos colaterais do seu uso.

Por que a duloxetina emagrece? Venlafaxina e cloridrato de duloxetina não são causas frequentes de ganho de peso. Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso.

Nesses três estudos, Cloridrato de Fluoxetina 60 mg, mas não a dose de 20 mg, foi estatisticamente superior ao placebo, reduzindo o número de episódios de compulsão alimentar e vômito por semana. O efeito estatisticamente superior de 60 mg versus placebo foi observado logo na Semana 1 e persistiu durante cada estudo.

A liraglutida e a semaglutida são considerados os medicamentos mais modernos e eficazes para o tratamento da obesidade.