Qual o melhor anticoncepcional para regular os hormônios?

Perguntado por: rsiqueira2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

“Nesse sentido, as melhores são a ciproterona e a drospirenona”, afirma. Segundo Élvio, existem vários nomes comerciais, o que muda é apenas o laboratório fabricante. Porém, o ginecologista alerta: “essas contêm uma dosagem maior de estradiol 35 mcg, o que pode causar mais efeitos colaterais”.

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Pílula Monofásica:
A pílula monofásica possui em sua fórmula estrogênio e progesterona com a mesma dosagem. É o comprimido anticoncepcional mais conhecido pelas mulheres. A utilização deve ter início entre o primeiro e o quinto dia da menstruação e termina quando a cartela acabar.

Os métodos hormonais de contracepção contêm progestina ou uma combinação de progestina e estrogênio. As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo.

O tratamento para a menstruação irregular é teoricamente simples. Se o motivo de toda a alteração for somente hormonal, o tratamento com medicamentos anticoncepcionais ou reguladores apropriados para aquele caso podem ser uma alternativa. Dependendo da causa, alguns tratamentos são realmente com anticoncepcionais.

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina
Durante a pausa, como cessam-se os hormônios, a menstruação costuma descer. A pausa deve ser sempre de 7 dias, independente do tempo de duração da menstruação. Mesmo que a mulher ainda esteja menstruada, a pílula deve ser recomeçada invariavelmente no oitavo dia.

Manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o estresse pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

O que temos de mais recente no Brasil entre os anticoncepcionais femininos é o Slinda, da farmacêutica Exeltis, que foi aprovado pela Anvisa em maio de 2021 e chegou ao mercado no final do ano.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Contraceptivos: conheça os principais tipos

  • Pílula anticoncepcional. É um remédio a base de hormônios que deve ser tomado diariamente e tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada. ...
  • Implante anticoncepcional. ...
  • Dispositivo intrauterino (DIU) ...
  • Injeção anticoncepcional.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

Métodos anticoncepcionais para mulheres acima de 40 anos
Minipílula (pilula de progesterona), anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

Contraceptivos hormonais combinados
Pesquisas mostram que a pílula combinada, o adesivo e o anel não parecem causar aumento de peso.