Qual o melhor anticoncepcional para quem tem ansiedade?

Perguntado por: agil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Pílulas com drospirenona ou anticoncepcionais de uso prolongado (aqueles que podem ser usados sem pausa para menstruar) são boas opções, já que possuem efeito diurético, evitando inchaço e dores no seio e ainda reduzem a irritação, a ansiedade, a melancolia e o nervosismo típicos desse período.

O Yaz é monofásico, o que significa que a dose do hormônio permanece a mesma durante os 24 dias de pílulas ativas. Veja o que as pesquisas dizem sobre o Yaz e o humor: O Yaz funcionou melhor que um placebo na melhora dos sintomas de humor com TDPM (12).

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Depressão não é efeito colateral do anticoncepcional.

Entre as consequências físicas, estão sangramentos, aumento de peso, dores no seio e, em casos mais graves, até trombose, hipertensão e ataques cardíacos. Em relação aos efeitos emocionais, o uso dos comprimidos pode ocasionar aumento de ansiedade, falta de ânimo ou energia e depressão.

A fluoxetina não interfere no efeito das pílulas anticoncepcionais. Só use medicamentos com prescrição e acompanhamento médico. Todo medicamento só deve ser utilizado após diagnóstico criterioso e acompanhamento de seus efeitos benéficos possíveis efeitos colaterais.

Os seguintes fármacos também NÃO apresentam evidências de redução da eficácia dos anticoncepcionais hormonais: Antidepressivos, como paroxetina, sertralina, escitalopram, citalopram ou fluoxetina. Antivirais, como aciclovir. Antidiabéticos orais ou insulina.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

8 opções eficientes de contracepção não hormonal para você experimentar

  1. Preservativos. Os preservativos são o método contraceptivo não hormonal mais popular do mundo. ...
  2. Espermicida. ...
  3. Esponja contraceptiva. ...
  4. Capuz cervical. ...
  5. Diafragma. ...
  6. Opções permanentes e de longo prazo. ...
  7. Planejamento familiar natural.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

De acordo com o levantamento da Close-Up Retail Market, sobre medicamentos anticoncepcionais mais vendidos, no acumulado do ano (MAT) com base em dezembro de 2020, foi Qlaira, da Bayer, com 3.684.501 unidades de um total de 155.404.456.

  • Camisinha masculina. Além de contraceptivo, oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Camisinha feminina. Tem taxa de eficácia semelhante à camisinha masculina e também previne DSTs. ...
  • Diafragma. ...
  • DIU de cobre. ...
  • Temperatura basal. ...
  • Tabelinha.

“Nesse sentido, as melhores são a ciproterona e a drospirenona”, afirma. Segundo Élvio, existem vários nomes comerciais, o que muda é apenas o laboratório fabricante. Porém, o ginecologista alerta: “essas contêm uma dosagem maior de estradiol 35 mcg, o que pode causar mais efeitos colaterais”.

“Algumas mulheres questionam durante as consultas se antidepressivos e antialérgicos também cortam o efeito. Felizmente, esses medicamentos não alteram o efeito do anticoncepcional, não há com o que se preocupar em relação a eles”, explica.

A pílula e a depressão
"Se uma mulher acredita que sua contracepção pode estar afetando negativamente seu humor, ela deve discutir isso com um profissional de saúde em sua próxima consulta", completa. Depressão é um conhecido, mas raro, efeito colateral da pílula anticoncepcional.