Qual o melhor anticoncepcional para jovens de 18 anos?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os tipos mais comuns são os DIUs de cobre, os DIUs de prata ou os hormonais e o Implanon. Por terem uma longa duração, significa que não exigem trocas frequentes ou administração diária. Os LARCs podem ser excelentes opções contraceptivas para adolescentes.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez
Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

Porém, a partir da primeira menstruação já é possível ser utilizado. “Posso tomar a vida toda ou existe um tempo certo?” O anticoncepcional pode ser usado até a menopausa.

Os três principais são a injeção contraceptiva, com índice de falha 0,1%, o SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU hormonal),que também tem níveis mínimos de falha (cerca de 0,1%) e o implante hormonal, que hoje em dia é considerado o método mais eficaz, com índice de falha de apenas 0,05%.

Sim. Atualmente não existe nenhum método anticoncepcional que seja 100% eficaz. No entanto, a chance de falha dos dois métodos é extremamente baixa, sendo parecida com a dos métodos cirúrgicos, como a laqueadura ou vasectomia, o que os deixa entre os métodos mais eficazes que existem.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

Anticoncepcionais Hormonais
Entre os mais utilizados estão: Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%; SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%;

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo. A pílula anticoncepcional é 100% eficaz? Não existe método 100% eficaz.

Lembrando que a menina ou pessoa que iniciará a vida sexual, não é obrigada a tomar o anticoncepcional. O profissional irá somente indicar o melhor para o seu caso e, se for preciso orientar demais formas de prevenção hormonal se for sua vontade.

Quando começar a cartela? Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.