Qual o melhor anticoncepcional para evitar espinhas?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

“Normalmente, os anticoncepcionais com etinilestradiol e progestagênio melhoram a acne, pois o etinilestradiol (componente estrogênico) diminui a testosterona livre, independente da ação do progestagênio”, explica Thalita Domenich, médica e consultora do Tarja Rosa.

Coisas importantes a saber:
O estrogênio tem o efeito de melhorar a acne, enquanto certas progestinas (uma versão sintética do hormônio progesterona) podem piorar a acne.

Como a acne hormonal é um processo complexo, tratar a acne hormonal acaba demorando mais. Um bom tratamento para a acne hormonal para as mulheres é a pílula anticoncepcional. Ela restaura o equilíbrio hormonal, contribuindo para uma pele limpa, e começa a fazer efeito após algumas semanas.

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Um hábito diário de limpar e tratar a pele com tendência à acne usando produtos eficazes, junto com o uso de produtos de maquiagem adequados, certamente ajudará muito a manter a acne sob controle. Existem também muitos produtos tópicos de tratamento que podem ajudar.

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Anticoncepcionais Hormonais
Entre os mais utilizados estão: Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%; SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%;

A dermatologista revelou que, caso seja realmente ocasionada por alterações hormonais, a pílula traz benefícios, pois atua na diminuição da produção de sebo e oleosidade da pele.

Pílulas com apenas um tipo de hormônio sintético (progesterona) podem desencadear o desenvolvimento da acne. Isso porque o anticoncepcional aumenta o nível de hormônios androgênios, como a testosterona, que, entre outros fatores, podem aumentar o aparecimento de espinhas na pele.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

São cinco dicas especiais sobre como diminuir as espinhas e controlar o surgimento da acne.

  1. 1 – Limpe a pele com frequência. Só a água não é suficiente para fazer a limpeza correta. ...
  2. 2 – Faça limpeza de pele com um profissional. ...
  3. 3 – Use protetor solar. ...
  4. 4 – Experimente uma loção adstringente. ...
  5. 5 – Aplique tônicos.

Além disso, a acne persistente pode estar relacionada à alimentação, com consumo de alimentos de alto índice glicêmico. Existem diferentes causas para acne e é importante estabelecer qual a causa para iniciar o tratamento mais adequado, portanto, consulte seu dermatologista.

Durante a terapia com Selene®, reduz-se a função excessiva das glândulas sebáceas, as quais desempenham um papel importante no desenvolvimento da acne e da seborreia. Isto usualmente conduz à resolução das erupções da acne preexistentes, normalmente verificada após 3 a 4 meses de terapia.

Devido às pequenas concentrações destes hormônios, Yaz® é considerado um contraceptivo oral combinado de baixa dose. Os hormônios contidos em Yaz® previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino).

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Durante a puberdade, os níveis de testosterona (hormônio masculino) aumentam em homens e mulheres. Nos homens, é o resultado do crescimento do pênis e dos testículos. Nas mulheres, músculos e ossos são fortalecidos. A testosterona também causa acne e é uma das razões pelas quais aparece durante a adolescência.